Engenheiro de Produção

Você sabe o que um profissional da área de Engenharia de Produção faz?  

Na maioria das vezes, quando estamos em dúvida sobre qual curso fazer quando chegar a faculdade, pesquisamos as profissões que acreditamos ter mais afinidade com nosso perfil.

Um fator que pode ajudar na escolha da profissão é pesquisar quais as áreas estão em alta no mercado de trabalho. A Engenharia de Produção, por exemplo, é uma delas!

O Engenheiro de Produção tem uma área de atuação muito ampla. Por ser um curso multidisciplinar, ele pode atuar em diversos setores dentro de uma empresa ou indústria sempre buscando formas para melhorar a produtividade, qualidade de trabalho, reduzir custos, entre outras melhorias.

A cada dia, o capital humano das empresas está sendo mais valorizado. Muitas pessoas estão preocupadas com a questão da “Era da Indústria 4.0”, mesmo porque existem ações que nenhuma máquina poderá substituir o homem – principalmente na questão estratégica e analítica para obtenção de resultados positivos e no alcance dos objetivos pretendidos pelas organizações.

Para isso, existem os profissionais de Engenharia de Produção, pessoas que aliam o conhecimento técnico dos processos produtivos, geram resultados excelentes, aumentam a qualidade de vida de todos os colaboradores, desenvolvem produtos e métodos para utilização de recursos materiais e que visam o benefício dos seres humanos!

Confira as principais áreas de atuação do Engenheiro de Produção:

  • Desenvolvimento organizacional

Analisar e definir a estrutura de uma empresa.

  • Economia empresarial

Gerenciar a vida financeira de uma empresa, lidando com custos e aplicação de recursos.

  • Engenharia do trabalho

Administrar a mão de obra para a produção de bens ou a prestação de serviços, avaliando custos, prazos e instalações para possibilitar a execução do trabalho.

  • Planejamento e controle

Implantar e administrar processos de produção, da seleção de matérias-primas à saída do produto. Estabelecer e fiscalizar padrões de qualidade. Gerenciar operações logísticas, como armazenagem e distribuição.

  • Produção agroindustrial

Atuar na produção agrícola, processamento industrial, comercialização e distribuição de produtos.

  • Simulação de processos

Antecipar problemas e encontrar soluções, com o uso de ferramentas de TI (Tecnologia da Informação).


Fonte: UniMAX