MEC

Você já deve ter visto em comerciais de instituições de ensino superior a divulgação pesada sobre a nota do MEC, mas você sabe a importância desse conceito? Vamos explicar logo abaixo.

O que é a nota do MEC?

O Ministério da Educação avalia todos os cursos de graduação das instituições de ensino superior do país, nível de faculdades, centro universitários ou universidades. Vários pontos são avaliados, como a infraestrutura, grade curricular, projetos socioculturais, programas acadêmicos.

A nota é de 0 a 5, e quanto mais alto o resultado significa que a qualidade de ensino da tal instituição é destaque.

Para o resultado final, temos o IGC (Índice Geral de Cursos) e o CPC (Conceito Preliminar de Cursos).

  • IGC – É a nota geral da IES. A comissão analisa a nota dos três últimos CPS, na avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior).
  • CPC – Avalia cada curso de graduação da IES, calculando as notas do ENADE, corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos-pedagógicos.

 

Assine o nosso blog!

Avaliação do MEC: saiba como consultar a nota dos cursos e faculdades

Como saber se uma faculdade é reconhecida pelo MEC?

É fácil, basta acessar o site do e-MEC e buscar pelo nome da instituição na aba Consulta Textual.

Os cursos do Centro Universitário de Jaguariúna possuem nota 4 e 5 no conceito MEC é possível consultar nas páginas de cada curso no site da instituição.

Nathália Ferreira

Marketing em UniFAJ
Jornalista (MTB 86473/SP), com experiência em assessoria de imprensa em organização pública, atuação em jornais impressos e portais de notícias como repórter e produtora de conteúdo para redes sociais em perfis comerciais. Certificação em cursos de Inbound e Software do HubSpot Sales.
Nathália Ferreira