O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é a principal prova no território brasileiro para as pessoas que desejam ingressar em uma universidade pública ou particular com bolsas de até 100%. Além de medir o desempenho do candidato, somente com a nota do exame que é possível se inscrever nos programas do governo.

Tá, mas quais são eles?

Vamos explicar todos para você não perder nenhuma oportunidade.

  • SISU 

Começando pelo SISU – Sistema de Seleção Unificada que usa nota do Enem para avaliar o candidato que deseja concorrer a vagas nas universidades públicas e estaduais.

As inscrições são online e no ato os estudantes selecionam os cursos e universidades que desejam usar a sua nota. Para se inscrever é necessário acompanhar o calendário disponível no site do Sistema. Clique aqui!

  • Prouni

O Programa Universidade para Todos é similar ao SISU, mas a diferença é que dá acesso somente a instituições privadas com bolsas de 50% e 100%, em todo o curso. É possível pelo programa ingressar na UniFAJ, FAAGROH, UniMAX e UniJÁ.

Assine o nosso blog!

Um dos quesitos principais para adquirir uma bolsa é a nota do ENEM.

As inscrições para o programa são duas vezes ao ano, sempre no início dos semestre. Para acompanhar o calendário, acesse aqui.

  • FIES

Este programa do Governo Federal é um Fundo de Financiamento Estudantil  que oportuniza aos alunos uma forma de fazer o seu curso de graduação em uma instituição de ensino superior particular, com até 100%, que após a formação do aluno, ele paga ao governo a sua mensalidade em até 10 anos, com juros e correção monetária.

Para conseguir o financiamento é necessário ter prestado o ENEM a partir de 2010, em um dos anos e ter obtido mais de 450 pontos, além de não zerar a redação.

A data de inscrição do FIES sempre ocorre depois do resultado do ProUni. As datas é possível acompanhar no site do financiamento.

Outra opção

Com algumas semelhanças, as instituições do Grupo Polis Educacional disponibiliza aos interessados o UniEduca, que é um parcelamento próprio da IES em que a pessoa paga 50% do seu curso enquanto estuda o restante após formado. Sem juros e vínculo bancário. Saiba mais. 

Nathália Ferreira

Marketing em UniFAJ
Jornalista (MTB 86473/SP), com experiência em assessoria de imprensa em organização pública, atuação em jornais impressos e portais de notícias como repórter e produtora de conteúdo para redes sociais em perfis comerciais. Certificação em cursos de Inbound e Software do HubSpot Sales.
Nathália Ferreira