Paidagogós. Soa estranho para você? Se você é daqueles que nasceu para ensinar, orientar e educar pessoas, é bom já ir se acostumando com o termo, que nada mais é do que a terminologia grega para Pedagogia. O termo paidos significa criança e gogía significa acompanhar, conduzir. Agora faz todo o sentido, não é? Tirando o fato, é claro, de que o aprendizado ultrapassa a infância e está em todos os estágios da vida. Mas, de uma vez por todas, o que é Pedagogia?

De onde vem a Pedagogia?

Antigamente, nas comunidades tribais, a educação era passada de pai para filho, ou seja, o pai era o educador. Assim, o conhecimento era igual para todos. Anos depois, na Antiga Grécia, filósofos, preocupados qual a melhor maneira de educar, começaram o que chamamos hoje de…Pedagogia!

Ao longo dos séculos XVIII e XIX, com a Revolução Industrial, a urbanização e o aumento demográfico, o modelo de educação foi finalmente pulverizado com a figura do professor como transmissor do pensamento. Isso apoiou no fortalecimento e expansão dos regimes democráticos que reivindicavam o direito ao acesso à escola para todo indivíduo. Foi dessa forma que a Pedagogia se tornou responsável pela formação do cidadão, consciente de seus direitos e capaz de exercer seus deveres na sociedade.

O terceiro curso mais procurado no Brasil

Do seu surgimento, saltamos hoje para um dos cursos com maior procura no país. A Pedagogia nasceu e se mantém com o propósito da Educação de Excelência, com atuação nos mais diversos campos da educação.

No início, o curso de bacharelado em pedagogia tinha a duração de três anos e o objetivo de formar “técnicos em educação”. Com a vinda da ditadura militar e suas reformas, a Lei 5.540/68 modificou o currículo do curso de Pedagogia, habilitando além da formação técnica de especialistas como professores tradicionais, também de professores primários em nível superior, a partir do estudo da Metodologia e Prática de Ensino de 1° Grau.

Assine o nosso blog!

E o que é Pedagogia afinal?

Até agora, se cumprimos nossa missão, você já deve ter compreendido o contexto e a razão pelo o qual a Pedagogia surgiu, não é mesmo? De forma geral, uma boa definição para o termo é um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino, que visam compreender a educação, relacionados à administração de escolas e à condução dos assuntos educacionais. Independente do estágios da vida, seja na pré escola ou na fase adulta, essa ciência estuda os ideais de educação, processos e técnicas mais eficientes para aperfeiçoar e estimular a capacidade das pessoas no ambiente de estudo.

Se você está gostando do tema e até cogitando ser um futuro pedagogo, continue a leitura com a gente e descubra o que faz um profissional da área e sobre o curso.

E o pedagogo atual? O que faz? Onde atua? Como ser um?

Como pedagogo, profissional graduado em pedagogia, você tem a possibilidade de atuar dentro da área da administração escolar, em cargos como supervisor, orientador ou diretor de escola, psicopedagogo e também no magistério. Mas não para por aí não! O campo de atuação do pedagogo é ainda maior, incluindo atuações fora âmbito escolar, como por exemplo a pedagogia empresarial ou social.

Hoje em dia, com todas as transformações exponenciais tecnológicas, as grandes mudanças também impactam a educação escolar, com reformulação dos métodos de ensino para fazer da escola um ambiente mais inclusivo e que proporcione o melhor ensino para todos. Ou seja, cada vez mais os pedagogos precisam de um ritmo constante de atualização e adaptação a essa nova realidade para levar aos ambientes de ensino as diversas interações com o mundo a sua volta.

Gostou? Nos despedimos deixando aqui a nossa dica para você que quer se tornar um profissional da área de Pedagogia e estar atualizado sobre as tendências do universo da educação: conheça SEU FUTURO NA PRÁTICA e comece sua evolução de carreira!

Flavia Iwata

Inovações em UniJÁ
Especialista apaixonada em: Branding, Conteúdo e Design de Inovações. Seu principal propósito de vida e profissional é encantar e criar uma boa história de tudo. Com formação em Propaganda e Marketing, Pós-graduação em Neuromarketing e especialização em Storytelling, Inbound, Modelagem de Negócios e Metodologias Ágeis e de Inovação.
Flavia Iwata

Últimos posts por Flavia Iwata (exibir todos)