Direito

Está pensando em cursar Direito ou é estudante e quer seguir a carreira de Direito do Trabalho? Então esse artigo foi feito para você!

É natural que ao ingressarmos na universidade nos deparamos com inúmeras opções de carreiras e oportunidades distintas nas mais diferentes áreas do conhecimento. Mas se você sabe que tem aptidão ou tem interesse pela área de Direito do Trabalho, mostraremos a você o que é essa profissão; onde poderá atuar; curso de pós-graduação; salário. Portanto, vamos começar!

O que é Direito do Trabalho ou Direito Trabalhista?

A área do Direito do Trabalho, ou também denominado de Direito Trabalhista, é uma área que compõe a grade curricular da graduação de direito, no qual o profissional formado e apto (aprovado no OAB) para advogar exercerá a função de representante de empresas e/ou trabalhadores em disputas judiciais envolvendo a causa trabalhista.

O advogado de Direito Trabalhista atua na Justiça do Trabalho, área essa que é muito requisitada e que todo mundo deveria conhecer. Pois é por meio dela que você conhece seus direitos e deveres como cidadão, empregador e empregado.

Para se ter noção do quão um Advogado Trabalhista é requisitado, a Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – divulgou, em 2017, um dado estatístico que apontava 38,3 milhões de pessoas trabalhando formalmente com carteira assinada, CLT. Fora os profissionais que atuam como autônomos, freelancers, etc. É muita gente! Então imagina a demanda que os profissionais do Direito do Trabalho têm.

Assine o nosso blog!

É uma área promissora, que certamente demanda uma grande quantidade de profissionais excelentes aptos para representar clientes em diferentes situações.

Se esse é o seu caso, você está prestes a entrar em uma das mais imensas vertentes do Direito.

 

Como e onde esse profissional atua?

O Advogado Trabalhista atuará lado a lado às Leis Trabalhistas brasileiras para garantir os direitos e deveres do trabalhador e da empresa privada ou pública. Mas como funciona na prática?

O advogado defenderá uma ação movida por um funcionário e/ou ex-funcionário, ou defenderá o trabalhador que moveu a ação através das leis que regem sobre temas de: demissões, acidentes de trabalho, férias, cálculo de horas extras ou adicional noturno, assédio sexual ou moral, questões envolvendo FGTS, rescisões, seguro desemprego, abuso de poder, etc.

É comum que os advogados trabalhistas sejam procurados por clientes que querer mover ação contra uma empresa, seja ela individual ou em massa (como ocorre em caso de demissões em massa).

E no caso da empresa, a maioria possui setor jurídico, que é exercido por uma empresa de advocacia ou por um funcionário contratado para trabalhar no departamento jurídico da mesma. Portanto, o profissional do Direito do Trabalho possui diversas oportunidades no mercado, tanto no setor privado quanto no público, podendo também ser dono da sua própria empresa de advocacia, servidor público e atuar também na área do empreendedorismo e marketing jurídico.

 

Salário do advogado trabalhista

O salário do advogado trabalhista, assim em como todas as áreas, é diferente de acordo com alguns quesitos como: região trabalhada (geralmente regiões metropolitanas maiores como São Paulo oferecem um salário maior), tempo de trabalho, currículo (incluindo nomes de clientes, certificações conceituadas, experiências específicas, etc), locais onde já se trabalhou, entre outras especificações.

De acordo com o Sindicado do Advogados de São Paulo a média salarial para advogados com até 6 anos de OAB é de R$ 5.748,10. Essa base é de advogados gerais, sem especificação por área.

E claro, quanto mais especializado e portador de mais certificados de pós-graduação, cursos de extensão, mestrado ou doutorado você obter, mais alto o seu salário fica. Lembrando também que a área jurídica é bastante requisitada em concursos públicos que podem oferecer salários de até R$30 mil.

É realmente um curso muito requisitado de acordo com todas as possibilidades de especializações, pois um advogado especializado e pós-graduado em Direito do Trabalho com certeza sairá na frente e saberá lidar com os desafios da era moderna e com as mais diferentes mudanças atuais nas leis trabalhistas.

Se identificou com a área?

Então venha estudar Direito e se especializar em Direito do Trabalho na UniFAJ. Aqui, o seu futuro é na prática!

Nathália Ferreira

Marketing em UniFAJ
Jornalista (MTB 86473/SP), com experiência em assessoria de imprensa em organização pública, atuação em jornais impressos e portais de notícias como repórter e produtora de conteúdo para redes sociais em perfis comerciais. Certificação em cursos de Inbound e Software do HubSpot Sales.
Nathália Ferreira

Últimos posts por Nathália Ferreira (exibir todos)