Vestibular

Se você já escolheu o curso e a instituição que pretende prestar o vestibular, está mais do que na hora de se preparar para fortalecer seus estudos e seu conhecimento! De qualquer forma, lembre-se que o ideal é que seu estudo seja contínuo e gradativo desde o início do ensino médio. Leia as dicas a seguir e veja o que você pode usar e/ou adaptar em relação aos seus estudos.

  • Planejamento é tudo! E você pode começar fazendo um mapeamento dos conteúdos do vestibular, quais são as disciplinas, as temáticas, as referências e os exercícios, por exemplo, que serão requeridos. Assim, é possível ter uma ideia do que você sabe superficialmente ou com profundidade para investir seus esforços. Assim, além de um planejamento você terá feito também uma autoavaliação.
  • Elabore um cronograma de estudos, indicando quanto tempo por dia você poderá estudar e quais os conteúdos que se dedicará, mais ou menos, durante a semana. Isso te ajudará a ter um norte e organização.
  • Monitore constantemente se o que você está estudando está também compreendendo, conseguindo fazer exercícios e resolvendo problemas. Procure ajuda, se precisar. Geralmente ex- professores, ex-colegas ou até mesmo amigos podem ser seus aliados. Se ainda não funcionar, há sites com vídeo aulas que podem esclarecer dúvidas de conteúdos específicos.
  • Escolha as estratégias de estudo conforme seus objetivos, por exemplo, a simples leitura de um livro te fará relembrar sobre o assunto, mas se você fizer anotações poderá reter bem melhor as informações.
  • Se sua rotina de estudo for intensa e longa, programe pequenas pausas de descanso, mas retorne aos estudos. As pausas podem te ajudar a manter o foco e a motivação na tarefa!
  • Verifique se o seu ambiente de estudos é favorecedor, ou seja, não tenha tantas interrupções, é um ambiente iluminado e confortável para amenizar  possíveis distrações.
  • Dormir bem e se alimentar de modo saudável são fundamentais para ter energia e poder se dedicar aos estudos, isso irá te ajudar na memória, inclusive.

Dependendo do seu curso de interesse, ele pode ser muito concorrido e por isso tenha que investir mais nos estudos para ter uma boa classificação no vestibular. De qualquer forma, mantenha-se focado no seu objetivo acadêmico! E se não der certo na primeira vez, não desista, persista! Bons estudos!

Escrito por Marilda Aparecida Dantas, Psicóloga e Docente da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna.

Polis Educacional

Grupo focado na educação.
Polis Educacional

Últimos posts por Polis Educacional (exibir todos)