Para você que deseja ingressar em um curso de graduação é necessário começar a estudar muito antes da data do vestibular, ainda mais quando o curso ou a instituição escolhida é muito concorrida. Para isso é necessário preparo e métodos de estudos eficazes e reais que te possibilitarão a conquistar sua vaga. 

Em se tratando de métodos de estudos, há diversos mitos e verdades em torno deste assunto. E você precisa saber para que não caia em armadilhas (mitos) e acabar se frustrando com o resultado final. Para saber quais são os mitos e verdades sobre passar no vestibular continue lendo aqui. 

 

Saiba quais são os 8 Mitos e Verdades sobre passar no vestibular

1 – Estude as provas anteriores dos vestibulares que você deseja passar para se preparar melhor

VERDADE. Estudar as provas anteriores ajuda você a saber o tipo de avaliação que é aplicada pela instituição. Exemplo: a Unicamp tem uma forma de exigir o conteúdo, que é diferente da FUVEST e Unesp, que também é diferente da UniFAJ e PUC. 

Estude as provas anteriores. Domine a metodologia aplicada ao vestibular que você irá prestar. Isso, com certeza, te preparará melhor.

Assine o nosso blog!

2 – Comece respondendo as perguntas mais difíceis ou as matérias que tem mais dificuldade

MITO. É justamente ao contrário. Comece sempre pelas questões que você sabe que tem facilidade, isso te fará ganhar tempo nas questões mais difíceis e você não precisará “queimar” tanto o cérebro logo no começo, o que também te dará mais gás para as perguntas mais difíceis que exigem maior tempo de resolução da questão. 

3 – Permaneça na questão até conseguir resolvê-la para não esquecer depois

MITO. Não perca muito tempo em uma questão. Leu uma, duas, três vezes não conseguiu resolver na hora? Parte para a próxima e volte nela assim que lembrar ou quando terminar a prova. 

Pode ser que com o decorrer da prova você lembre a resposta ou a fórmula que precisa para resolver a questão. Portanto, não perca tempo nas perguntas que você não souber na hora. Segue o baile.

4 – O candidato precisa de outras características para passar em um vestibular, além do domínio na matéria

VERDADE. Não basta somente ter o domínio do conteúdo do vestibular. É preciso treinar a inteligência emocional para saber lidar com o nervosismo, memória, ansiedade e tensão durante a prova. 

Também é extremamente importante que o candidato calcule o tempo de prova e divida pelo número de questões do vestibular que irá prestar para que saiba exatamente o mínimo e o máximo de tempo que terá entre uma questão e outra. 

Estudo, inteligência emocional e gestão do tempo são peças fundamentais para passar no vestibular dos sonhos. 

5 – Em questões dissertativas escreva o máximo que conseguir, mesmo que fuja um pouco do assunto. Faça isso para conseguir maior pontuação

MITOS. A banca de correções dos vestibulares são treinadas para identificar o candidato que esteja “enchendo linguiça”. Portanto, seja objetivo, escreva o necessário para que o conteúdo esteja completo e que responda exatamente o que lhe foi pedido. 

6 – Parar um pouco de estudar é importante para conseguir passar no vestibular

VERDADE. Fazer intervalos e pausas durante as matérias é benéfico para filtrar o conhecimento, acalmar a mente e voltar com mais energia para os estudos. Faça pausas para se alimentar, se distrair e relaxar. 

7 – Consumo de energético à noite aumenta a disposição e foco nos estudos

MITO. No primeiro momento pode parecer uma ótima ideia, mas com o passar das horas o sono toma conta e você não conseguirá manter o foco. Uma alternativa é se alimentar, se movimentar pela casa, conversar ou mesmo ir dormir e acordar no outro dia pronto para mais uma maratona de estudos. Mas certamente, ingerir bebidas como energético ou café não será benéfico para sua saúde, memória, foco e alcance de resultados. 

8  – Passar a limpo o conteúdo estudado e criar post-its com palavras-chave ou fórmulas importantes ajuda a memorizar e entender o conteúdo

VERDADE.  Quanto mais você treinar efetivamente mais vai passar a entender o conteúdo. Portanto, passar a limpo e destacar as partes mais importantes ajuda a memorizar e entender melhor o conteúdo; assim como colar post-it em locais estratégicos da casa, quarto, escritório, cozinha, etc. 

Nathália Ferreira

Marketing em UniFAJ
Jornalista (MTB 86473/SP), com experiência em assessoria de imprensa em organização pública, atuação em jornais impressos e portais de notícias como repórter e produtora de conteúdo para redes sociais em perfis comerciais. Certificação em cursos de Inbound e Software do HubSpot Sales.
Nathália Ferreira

Últimos posts por Nathália Ferreira (exibir todos)