Para conter a disseminação do novo coronavírus, a solução apontada pelos especialistas é ficar em casa, ou seja, se isolar fisicamente das pessoas que fazem parte do nosso convívio. No entanto, manter o otimismo no isolamento social, para muitas pessoas, é muito difícil , uma vez que o pensamento negativo pode tomar conta dos dias, levando a quadros como depressão, síndrome do pânico, ansiedade, entre outros.

Por isso, para manter o otimismo nessa época de isolamento social, separamos uma lista com algumas dicas para tornar os seus dias mais leves, felizes e produtivos. Veja só!

1. Crie uma rotina no home office para manter o otimismo no isolamento social

Se você está em casa, porém trabalhando no modelo home office, tente manter uma rotina parecida com a que você tinha quando saía para trabalhar. Desse modo, tome seu banho e alimente-se. Portanto, tire o pijama. 

2. Cuidado com o excesso de informações e não exagere nas redes sociais

Certamente, estar informado sobre o que está acontecendo é importante, mas se alimentar constantemente de informações negativas certamente vai deixar seus dias mais angustiantes.

Para isso, coloque um limite: veja notícias uma ou duas vezes por dia.

Assine o nosso blog!

Além disso, as redes sociais têm sido palco de notícias tristes, pessimistas e até mesmo falsas, e estar a todo tempo conectado a esse tipo de informação pode ser prejudicial à sua saúde mental.

3. Encontre alternativas para estar “junto” das pessoas que são importantes para você

Muitas pessoas adotaram como hábito fazer chamadas de vídeo com aquelas pessoas que são importantes. Surpreendentemente, tem gente que está fazendo até mesmo um happy hour ou um café da tarde a distância, diminuindo a sensação de distância daqueles que são importantes para nós.

4) Aproveite para colocar coisas pessoais em ordem

Decerto há uma gaveta que precisa ser colocada em ordem ou um guarda-roupas para arrumar. Aproveite esse momento para deixar tudo bem organizado, assim você voltará à rotina com a casa no capricho!

5) Curta quem está com você e conquiste o otimismo no isolamento social

Se você está fazendo quarentena com marido, esposa, filhos ou pais, aproveite para curti-los. Tenham momentos de brincadeiras, descontração e momentos felizes. Isso ajuda a manter o otimismo, deixando de lado as notícias tristes.

6. Alimente-se de coisas boas para manter o otimismo no isolamento social

Contudo, não estamos falando somente sobre suas refeições. Aqui, o assunto é alimentar a mente! Assista séries que te faça feliz, leia livros a fim de que tragam a sensação de leveza para o seu dia e, se estiver com cabeça para isso, estudo. Existem uma série de cursos online e o ensino EAD tem sido uma excelente opção para a preencher a cabeça com coisas boas. No EAD UniFAJ você encontra diversos cursos para não parar seus estudos em época de quarentena. 

7) Se for preciso, peça ajuda

Por fim, se você está angustiado e, mesmo tentando ocupar a mente, não está conseguindo manter o otimismo, procure ajuda. Existem profissionais da saúde mental que estão se colocando à disposição para oferecer suporte psicológico gratuito nesse momento desafiador. Não hesite em pedir ajuda!

Anotou as dicas? Conte para nós o que você está fazendo para manter o otimismo nesse momento de isolamento social.