O momento de escolher um curso de graduação já é repleto de reflexões sobre quais áreas seguir, não é mesmo? Avaliamos se gostamos mais de exatas, humanas ou biológicas, o que está em alta no mercado, como se imagina trabalhando nos próximos anos, ou, simplesmente, segue aquele antigo sonho que carrega desde a infância e se dedica, com muita determinação, a esse objetivo. Mas, além desses aspectos, você sabe qual dos 3 tipos de graduação é o mais indicado para a carreira que você pretende seguir? 

Pois é, os cursos de graduação se subdividem e são diferenciados tanto no tempo de realização do curso, quanto na abordagem das aulas e foco de trabalho, entre outros detalhes. Hoje, no Brasil, temos basicamente 3 tipos de cursos de graduação: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Nós vamos explicar a você quais são eles e como escolher o melhor curso para o que precisa. Acompanhe abaixo!

Os três tipos de graduação

Antes de explicar os tipos de graduação, vale retomar o conceito do que é um curso de graduação. Se você chegou até aqui, provavelmente pode achar até meio óbvia essa explicação, mas é importante partirmos dela para, depois, entender porque existem essas diferenças.

O termo graduação é para todo curso que oferece uma formação superior completa, realizada após a conclusão do ensino médio, portanto, é o primeiro nível de formação universitária e que permite o exercício da profissão escolhida. 

Vamos entender então os tipos de graduação

  • Bacharelado

O Bacharelado é o tipo de formação específica para o exercício da profissão. O curso oferece disciplinas teóricas e práticas e costumam durar entre quatro a seis anos. Quando conclui-se a graduação, recebe o diploma de bacharel para determinado exercício.

Assine o nosso blog!

O curso é caracterizado por oferecer uma formação bastante ampla sobre a área escolhida, generalista, ou seja, conhecerá um pouco de cada segmentação que aquela profissão oferece. Dessa forma, é formato que permite uma gama maior de áreas de trabalho dentro de uma mesma especialidade.

Entre alguns exemplos de curso de bacharelado, que são muitos por sinal, estão: Administração, Engenharias, Nutrição, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo etc.

  • Licenciatura

Você tem vontade de dar aulas? Então a graduação do tipo licenciatura é a modalidade ideal para a sua graduação. Com essa formação, você estará apto para exercitar a docência na educação básica, que contempla a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

O curso de  licenciatura costuma durar entre três a quatro anos. Segundo o Censo da Educação Superior 2018, dentre os que estão matriculados em um curso de licenciatura, 50,2% optaram pela modalidade pela EAD, enquanto que 49,8% se matriculou em curso presencial.

Como exemplos de cursos do tipo licenciatura, estão: Letras, Pedagogia, Educação Física e Educação Especial. É a opção ideal para quem pretende seguir uma carreira acadêmica, seguindo para outras formações pós-graduação, como mestrado e doutorado, e se capacitando para dar aulas em universidades. 

  • Tecnólogo

Os cursos tecnólogos são cursos de formação superior focados na prática de determinado exercício, obtendo conhecimento bastante específicos. O curso costuma durar entre dois e três anos e, devido ao modelo de formação, permite ao aluno uma inserção mais rápida ao mercado de trabalho.

É importante lembrar que tecnólogo não é o mesmo que técnico, pois o primeiro possui um diploma de nível superior como qualquer outro curso de graduação. Já o técnico é um profissional que recebe um certificado, portanto, não tem grau acadêmico. 

Mais de 50% das matrículas de cursos tecnólogos são à distância, segundo o Censo da Educação Superior 2018. Dentre os exemplos de cursos de graduação tecnológicas estão: Logística, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade e Gestão de Marketing.

Deu para entender melhor as diferenças entre as formações de Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo? Lembrando que todos esses cursos que trouxemos como exemplos você encontra no grupo UniEduK, além de muitos outros!

Tatiane Lima
Últimos posts por Tatiane Lima (exibir todos)