Trabalhar em uma empresa e ver as mesmas pessoas todos os dias tem lá seus altos e baixos. Quando todos trabalham bem juntos, todos saem ganhando. Porém, às vezes, surgem alguns problemas e conflitos de interesse entre os colegas de trabalho. Pensando nisso, destacamos aqui 7 passos para melhorar sua relação no trabalho, mesmo a distância, e contornar possíveis dificuldades. 

1. Não se queixe sobre um colega de trabalho para o chefe

Por exemplo, denunciar as falhas de um colega ao seu supervisor só irá piorar as coisas em seu estágio ou emprego. Portanto, se você realmente deseja melhorar sua relação no trabalho, que tal tentar resolver o conflito entre você e a pessoa, para aí sim, em último caso, levar o problema à direção da empresa? 

2. Lembre-se da regra da reciprocidade para melhorar sua relação no trabalho

Certamente, um dos passos para criar laços saudáveis dentro da empresa é começar a oferecer ajuda sempre que possível. Por isso, sempre que tiver tempo livre, pergunte se estão precisando de alguma coisa ou apenas seja gentil. Automaticamente, as pessoas se sentirão motivadas a retribuir, tornando a equipe mais eficiente e unida. 

3. Seja um bom ouvinte

Um dos princípios da boa comunicação é saber escutar. Reconhecer a hora de ouvir e de falar é uma forma de valorizar a opinião dos colegas de trabalho e ganhar mais respeito e atenção dos mesmos. Olhe nos olhos, demonstre segurança, e quando chegar a sua vez de falar, as pessoas estarão mais dispostas a ouvir você. 

4. Conheça seus colegas fora do ambiente de trabalho

Pode acontecer de um ou dois colegas não se entenderem dentro do trabalho, e isso pode ser simplesmente porque não se conhecem direito. Se você tiver a oportunidade, passe um tempo com ele fora do trabalho. De conversas descontraídas podem surgir pontos em comum, e isso pode ajudar não só na relação pessoal, mas também no trabalho.

Assine o nosso blog!

5. Passe feedbacks 

Quando você conclui um trabalho, é natural desejar saber se as expectativas foram atendidas. Da mesma forma, saber opinar ajuda a enriquecer o trabalho do colega e aprender a ouvir, como já dito anteriormente, o ajudará a se desenvolver cada vez mais profissionalmente. Por meio desse diálogo construtivo, tanto você quanto a empresa saberão o que esperar de cada um e o que oferecer.

6. Demonstre seu valor 

Caso você queira melhorar sua relação com seu supervisor, aqui vai uma dica: você não precisa concordar com tudo! Se alguém apresenta uma ideia e você quer contribuir e discutir outros tópicos importantes, vá em frente. Ofereça ideias criativas e originais, e as chances de seu chefe passar a vê-lo como indispensável na equipe se tornarão maiores.

7. Priorize o trabalho em equipe

Por fim, e não menos importante, se você está trabalhando remotamente, tenha sempre em mente o célebre ditado: “duas cabeças pensam melhor que uma”. Por isso, a coletividade e o trabalho em equipe são essenciais para o sucesso de uma tarefa. Quando todos têm o mesmo objetivo, mesmo que com funções diferentes, serão capazes de reconhecer e valorizar o trabalho de cada um.

E aí, qual dessas dicas você acha mais difícil seguir?