Existem uma série de fases marcantes e importantes em nossa vida e, certamente, a da escolha da profissão é uma delas. A maioria das pessoas se sente pressionada em tomar uma decisão e, até mesmo, em acertar de primeira, mas o que queremos dizer é: embora não exista a receita do bolo para você não falhar nesta decisão, existem algumas dicas importantes que podem ajudá-lo a escolher a profissão ideal. Você pode conferir quais são elas no passo a passo que preparamos neste post. Tenha uma excelente leitura!

Se você se identificou com a introdução deste post e ficou chateado por ainda não ter tomado sua decisão, relaxe um pouquinho. Você realmente não está sozinho nessa! Olha só que interessante: uma pesquisa realizada pelo LinkedIn  apontou, ao ouvir 2.001 trabalhadores brasileiros, que um quarto dos entrevistados escolhem a profissão baseado na opinião dos pais. Ou seja, as influências externas vêm primeiro do que a própria vocação. 

Então, vamos ao passo a passo e encontre a sua profissão!

1. Informe-se!!!!!

Parece algo óbvio, mas, acredite: não é! Muita gente cai de paraquedas em uma profissão, sem saber como é o mercado de trabalho, as oportunidades e até mesmo as atividades que vai desempenhar. Imagine só se você escolheu cursar engenharia, mas simplesmente odeia cálculos. Qual a chance disso dar certo? Por isso, mergulhe no universo da carreira, conhecendo detalhes do curso e como funciona a profissão ideal na prática.

2. Troque ideias com os profissionais da área

Para complementar o item anterior do nosso passo a passo, vamos compartilhar uma dica valiosa: converse com profissionais da área. Tire todas as suas dúvidas e anote os prós e contras daquela profissão. Isso vai te ajudar a tomar uma decisão final se você ficar em dúvida sobre caminhos diferentes.

Assine o nosso blog!

3. Faça testes vocacionais para encontrar a profissão ideal

Certamente, após o passo 1 e 2, você já vai ter em mente algumas profissões preferidas. Pode ser que você esteja nesta etapa com umas três profissões diferentes em mente e nada de escolher uma delas na base do uni duni tê. Um teste vocacional pode revelar qual delas é ideal para o seu futuro e certamente pode clarear suas ideias.

4. Simule sua profissão

Agora que você já chegou até aqui, tente se projetar para a sua profissão. Imagine-se fazendo as atividades da área, em um mundo totalmente real e reflita se você se sente feliz realizando tal tarefa. 

5. Não faça essa escolha de uma hora para outra

Escolher a profissão é algo importante, e que deve ser feito com muita calma e atenção. Por isso, a dica é se atentar a cada detalhe e tomar sua decisão final após ter pensado com muito cuidado.

6. A escolha da profissão ideal deve ser sua

Com certeza o conselho daqueles que mais amamos deve sim fazer sentido e é sim muito importante, mas na hora de escolher a profissão certa para o futuro, a decisão precisa ser sua. Muitas pessoas desistem da profissão que escolheu por não ter se identificado com ela e isso pode acontecer porque a decisão foi tomada a partir da influência de outras pessoas.

Ainda tem dúvidas? O grupo UniEduK pode te ajudar com isso!