Em meio a tanta concorrência, é preciso ter um currículo atrativo para se diferenciar no mercado. E você sabe quais pontos são importantes e o que não pode faltar? Não se preocupe! Fizemos este post para te ajudar a montar um currículo mega ATRAENTE!

Qual a importância do currículo?

O currículo ainda é a principal ferramenta utilizada nos processos seletivos. E é a partir das informações contidas nele que o candidato será convocado para o próximo passo, uma entrevista pessoal ou até mesmo por videoconferência.

Por isso, é essencial investir um tempinho na criação do seu currículo. Mas antes de começar, é preciso lembrar que  um bom currículo é aquele que está relacionado ao que a vaga pede.

Confira algumas dicas que preparamos para você!

Vamos começar?

Assine o nosso blog!

1 – Altere parágrafos em listas

Muitos blocos de textos atrapalham na legibilidade, ou seja, não estimula a leitura. Por isso, o ideal é tornar parágrafos muito longos, por listas como o exemplo abaixo:

Dica1: Descreva habilidades que você possui;
Dica2: Atividades que você exerce ou exercia no emprego anterior;
Dica3: Ferramentas das quais você utiliza ou utilizou. 

Esse formato é mais fácil do recrutador ler e absorver as informações importantes e relevantes para ele.

2 – Seja sucinto em seu currículo

As informações devem ser resumidas e mais relevantes possíveis. 

É preciso ser objetivo e mostrar principalmente os pontos de maior destaque, e claro comunicar tudo o que importa, sem sobrar nem faltar nada. 

3 – Use palavras-chave da sua área

O recrutador ao pegar um currículo faz uma leitura linear, ou seja, olha o documento rapidamente em busca de expressões básicas que indicam o perfil do profissional. Como por exemplo: nome de sistema, linguagens e certificados.

Dessa forma, o profissional de RH terá uma ideia de que tipo de profissional você é e fará uma leitura mais minuciosa.

4 – Destaque suas conquistas

No resumo, informe quais as suas principais conquistas nas experiências anteriores. Selecione trabalhos e práticas adotadas por você que tiveram bons resultados na empresa. Caso tenha ganho prêmios e gratificação é importante mencionar também.

E se você nunca trabalhou, você pode colocar trabalhos que tenha feito na faculdade, cursos e até mesmo feito por conta própria.

5 –  Mostre sua personalidade

Mostrar atividades extracurriculares é super recomendável, ao contrário do que muita gente pensa, as empresas valorizam muito o aspecto comportamental do candidato. Ah, só evite do autoelogio: falar sobre o seu perfil pessoal é diferente de se descrever como alguém dedicado e criativo por exemplo. 

Gostou? Comente abaixo!

Fonte: Exame