Tem interesse em fazer uma graduação a distância (EAD), mas não sabe por onde começar? Seja na escolha do curso, na instituição ou método de ensino? 

Vamos te ajudar!

Com o avanço tecnológico, é possível notar a transformações em diversos mercados, principalmente, no segmento da educação. A educação a distância é uma importante tendência dessas mudanças ocorridas no segmento.

Essa modalidade tem se tornado cada vez mais procurada pelos os estudantes como uma alternativa de formação. 

De forma geral, o ensino a distância tem a mesma relevância de uma graduação presencial, tendo seu diploma reconhecido pelo MEC. Optar por essa modalidade, possui muitas vantagens, porém é preciso ficar atento na hora de escolher um curso EAD. 

Assine o nosso blog!

Preparamos neste post os pontos principais que você deve levar em consideração antes de ingressar em uma instituição de ensino a distância.

1- Credenciamento e avaliação do MEC

Esse é o quesito fundamental que deve ser avaliado. Na hora de escolher seu curso, é preciso verificar se o mesmo é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC), desse modo o seu diploma será reconhecido em território nacional. 

Também deve-se levar em consideração a nota dada pelo MEC ao curso que você pretende realizar. É uma série de requisitos solicitados no ponto de vista pedagógico e educacional.

2- Polo presencial

Por mais que a faculdade seja a distância, o polo presencial da instituição deve ser considerado na hora da escolha da faculdade. É a unidade de ensino que precisa estar adequada em sua infraestrutura de acordo às necessidades do corpo discente e docente para atender ao modo presencial da graduação EAD.

Assim também deve conter sala de aula, instalações sanitárias, áreas de convivência, computadores e conexão com a internet.

3- Aulas presenciais 

Há instituições que demandam que o aluno tenha aulas presenciais para participar de atividades práticas e tirar dúvidas com os tutores.

Os períodos variam de acordo com a universidade, mas o mais frequente é que os encontros ocorrem semanalmente ou quinzenalmente até mesmo para as avaliações.

Importante verificar antes, se você terá condições de se deslocar até ela para as aulas presenciais.

4 – Material de apoio para graduação a distância

Confira se o material didático oferece recursos além dos e-books. Como por exemplo, videoaulas, ferramentas onlines para facilitar os estudos, como o Google for Education.

Assim, além de envolver o aluno, irá inseri-lo no contexto educacional, já que o EAD não tem a cara de uma sala de aula.

5- Qualidade Tecnológica da graduação a distância

As plataformas de ensino devem conter todos os acessos aos conteúdos de forma intuitiva e didática, a fim de proporcionar melhores resultados no ponto de vista educacional e proporcionar melhor experiência ao aluno. 

A escolha da faculdade certa para a realização de um curso de graduação a distância é determinante para a conquista do diploma e sucesso no mercado de trabalho.

Ainda tem dúvidas? Conte para a gente aqui nos comentários!

Venha conhecer mais sobre a o EAD da UniFAJ.