Antes mesmo de entrarmos em período de pandemia, o ensino a distância já crescia exponencialmente em nosso país (e em todo mundo!). Isso aconteceu por uma série de motivos, principalmente, por esse modelo de estudos se adequar melhor à rotina do nosso dia a dia e até mesmo ao nosso bolso. Porém, é extremamente comum que algumas pessoas tenham dificuldade em aprender no EAD e é justamente sobre isso que queremos conversar com você: existem 5 dicas para aproveitar ao máximo o seu EAD, que posteriormente, nós vamos revelar neste post quais são elas. 

Continue com a gente!

É claro que dedicação e comprometimento são duas coisas que não podem faltar, mas isso vale para todos os modelos de ensino. Não basta estar apenas de corpo presente, é preciso realmente se concentrar nas aulas e nos estudos para absorver o conteúdo e, assim, atingir o objetivo do curso que você está fazendo. Está ansioso para melhorar o seu rendimento no EAD? Então, respire fundo e mãos à obra!

 

1) Seja uma pessoa organizada

Ai ai ai… começamos com o pé esquerdo? A gente sabe que algumas pessoas têm dificuldades em manter uma rotina organizada, mas com um pouco de disciplina, todos podem melhorar nesse aspecto. A organização no estudo a distância é realmente fundamental, em diferentes âmbitos:

Assine o nosso blog!

  • Trace o melhor horário para estudar todos os dias e respeite esses horários;
  • Faça um cronograma de estudos e cumpra com cada uma das etapas e;
  • Tenha bem claro as datas de entrega de trabalhos e lembrar delas e estar pronto para elas. 

A organização faz parte da base para o seu EAD dar certo e, acredite, você consegue desenvolver melhor nesse aspecto! Essa é uma das dicas para aproveitar o EAD. 

 

2) Entenda bem sobre a plataforma de estudos

Esse é um ponto importante. Suas aulas acontecem em uma plataforma de estudos e, por isso, você precisa dominar a ferramenta. Já imaginou você perder uma aula ou um conteúdo por não entender bem da plataforma? Explore este universo, veja todas as funcionalidades do sistema, entenda onde está cada conteúdo. E, é claro, se tiver alguma dúvida sobre algo, bata um papo com sua instituição de ensino. 

 

3) Siga as orientações do seu professor

Existem pessoas que se contentam somente com o que o professor diz durante a aula, mas têm aquelas que são curiosas e vão além! Elas vão atrás das leituras indicadas pelo professor, buscam artigos relacionados e mergulham no universo do aprendizado. E se você acredita não se encaixar nesse segundo modelo, não se preocupe: nunca é tarde para começar! Por isso, cada uma das dicas que seu professor compartilhar com você merece ser seguida e explorada!

 

4) Em caso de dúvidas, pergunte

Lembra quando você era criança e, na escola, tinha sempre aquele aluno mais questionador, que levantava as mãos o tempo todo para fazer suas perguntas, mesmo que nos cinco minutos finais da aulas (e esse ‘cara’ pode ser você): seja essa pessoa! No ensino EAD existem ‘n’ formas de sanar dúvidas, como chat, e-mail, entre outras. Veja quais possibilidades existem na sua plataforma de estudos para sanar dúvidas com os professores e utilize muito dessa opção. Não vá para a próxima aula com dúvidas da aula anterior!

 

5) Esteja descansado

Já falamos outras vezes por aqui, mas é sempre importante lembrar: da mesma forma que é preciso respeitar o seu cronograma de estudos, é preciso cuidar do seu momento de lazer e de descanso. O seu cérebro absorve muito mais conteúdo quando você está descansado, pronto para aquela aula. Portanto:

  • tente dormir 8 horas diárias
  • respeite seus momentos de lazer 

Essa dica é valiosa e essencial para você aumentar o rendimento no ensino a distância. 

Para finalizar, não elencamos como dica, mas vale um lembretinho: evite distrações durante seus estudos para que você esteja realmente focado no que está fazendo. Sabemos que, principalmente, nesse momento que estamos vivendo, isso pode ser um desafio. Mas, tente ao máximo focar na sua aula e nos seus estudos para aprender de verdade e, assim, arrasar no mercado de trabalho.

E aí, o que achou das dicas para aproveitar o EAD? Conte para nós nos comentários!

 

 

Tatiane Lima
Últimos posts por Tatiane Lima (exibir todos)