Será que você tem características do empreendedor? Você é daquele perfil de profissional que tem como meta a segurança de uma carteira assinada ou é alimentado pelos desafios e conquistas do empreendedorismo? Se identificou na segunda opção?

Então, este conteúdo foi feito para você!

O que queremos dizer é que ter a ideia genial de um negócio + o capital para investir = nem sempre resulta no sucesso. Essa equação é sim um passo à frente, mas para atingir $$ e felicidade no próprio negócio, é preciso ter na veia características do profissional empreendedor. E nós vamos compartilhar quais são elas com você!

Se você curte a ideia de empreender e sonha em abrir o seu próprio negócio, nós temos uma ótima notícia: o Brasil é literalmente um país de empreendedores!

A gente sabe bem que o brasileiro tem características à parte para lutar e garantir o pão de cada dia, mas os números mostram que isso não é apenas um instinto de sobrevivência, é algo que está dando certo.

Assine o nosso blog!

  • 2019: Brasil atingiu o marco de 52 milhões de pessoas que têm seu próprio negócio (dados da Global Entrepreneurship Monitor)
  • Mais de 9 mil deles são microempreendedores individuais (MEIs) (dados Sebrae)
  • O número de MEIs aumentou 16,7% de 2018 para 2019
  • As microempresas são responsáveis por 27% do PIB do Brasil

Ficou animado com os números? Então, conheça 7 características indispensáveis que todo empreendedor deve ter!

1. Coragem

É preciso ser corajoso, pois o empreendedor tem o desafio de matar literalmente um leão por dia. Assim também é necessário ter coragem para errar e acertar, para não desistir no primeiro fracasso e para lidar com o sucesso. Além disso, é preciso ter coragem para estudar os concorrentes, para analisar o potencial do seu negócio, para encontrar os melhores fornece dores e para lidar com pessoas. Assim como, é preciso ter coragem para se capacitar, para conciliar tempo entre a vida pessoal e profissional e para não exagerar no trabalho. É preciso ter coragem para encontrar as melhores soluções. Por isso, queremos dizer que coragem é a característica base de todas as outras que vamos listar por aqui. 

2. Ter visão empreendedora

Parece óbvio, não é mesmo? Mas queremos dizer o que isso significa. Aquele profissional que tem visão empreendedora consegue transformar o limão em uma limonada e, ainda, saciar a sede de muita gente nos dias mais quentes. O que não tem, deixa o limão parado na fruteira e, muitas vezes, não percebe que ele está apodrecendo. O profissional com visão empreendedora está sempre um passo à frente, pensa muito além do óbvio e certamente sempre tem um projeto novo em andamento. São pessoas que nunca fazem uma tarefa só. 

3. Não ser acomodado 

A verdade é que ninguém que é acomodado deveria abrir o próprio negócio. É preciso ter iniciativa e estar sempre incomodado com a situação para criar estar atento às oportunidades e às atualidades para fazerem as coisas acontecer. Não dá para ficar parado esperando o sucesso, porque certamente ele não vem. 

4. Ter persistência como sobrenome

Nem todos os dias serão flores, mas eles não podem ser motivo para desanimar e encerrar o seu negócio. É claro que tudo tem limite, mas se você é uma pessoa persistente, que continua regando a horta mesmo quando os frutos não estão lá aquela coisa, você já começou bem. Junto com os dias ruins vêm muito aprendizado, e o profissional persistente sabe tirar deles sua melhor lição. 

5. Gostar de planejar

Traçar metas e monitorá-las é fundamental para saber como vai o seu negócio e para entender se ele está crescendo de uma maneira planejada e não desordenada. Por isso, todo profissional empreendedor deve começar sua empresa com um bom planejamento, monitorar continuamente sua evolução e saber agir de forma antecipada quando houver adversidades. Existe uma série de métodos que auxiliam no planejamento estratégico do seu negócio. 

6. Ter autoconfiança

Você acredita em você, no seu potencial e nas suas opiniões? Se sim, começamos bem! Ter autoconfiança é fundamental para um empreendedor, afinal, antes dele convencer o público-alvo sobre os benefícios do seu produto/serviço, ele mesmo tem que estar convencido sobre tal. Uma pessoa autoconfiante transmite confiança e, além disso, tem base emocional para tomar as melhores decisões e para liderar uma equipe. (Liderar uma equipe merece um tópico exclusivo)

7. Ter perfil de liderança

Lidar com pessoas, saber motivá-las e puxá-las para cima é com você? O empreendedor precisa ter como característica o perfil de liderança, uma vez que quando as coisas começam a acontecer, ele precisa ter como braço pessoas que contribuem para o negócio crescer. Nada de ter em mente ser chefe de seus empregados, isso virou há tempos coisa do passado, um bom líder age como exemplo, saber atuar quando as coisas não vão bem, motiva uma equipe e sabe delegar muito bem as funções. 

Todas essas características são indispensáveis para um empreendedor e, junto delas, vem a paixão por conhecimento e por se atualizar. As coisas mudam a todo instante e, se você não é um profissional atualizado, certamente deixará seu negócio para trás.

E aí, quantas das características do empreendedor que citamos fazem parte do seu perfil profissional?