A palavra líder tem sido cada vez mais usada no meio corporativo e isso está longe de ser à toa. Mas, afinal, o que é ser líder? E, mais, qual o segredo para liderar uma equipe de forma como que seus liderados te enxerguem dessa maneira? 

O velho chefe está ficando literalmente no passado (aleluia!!), dando espaço a um superior que enxerga mais as necessidades dos seus liderados, que veste a camisa da equipe e que é mais empático, enfim, a característica do século.

Se esse é um assunto de relevância para você, continue por aqui com a gente!

Anteriormente, num passado não tão distante, era comum uma equipe ver seu gestor com sentimento de medo. 

As broncas na frente dos colegas eram rotineiras e o chefe apenas ordenava, nunca abraçando as metas do time.

Assine o nosso blog!

Mas, a gente sabe bem o quanto isso não é legal.

E o conceito de líder foi se tornando mais popular no momento em que o gestor passou a se preocupar com a admiração do seu time, conquistando a confiança e a admiração dos colaboradores.

E isso faz uma diferença e tanto nos resultados e no rendimento dos profissionais. 

É por essas e outras que se você é um gestor, precisa urgentemente rever os seus hábitos.

Primeiramente, faça o seguinte exercício: veja o quanto você se encaixa no perfil de líder. Em seguida, onde você não se enxergou. Por fim, elenque onde estão as oportunidades de melhoria.

O líder:

  • Ao invés de só dar ordens, pelo contrário, abraça-as com a equipe;
  • Olha com carinho para as necessidades e anseios do time;
  • Sabe bem lidar com os diferentes perfis de uma equipe, por certo, extraindo o melhor de cada profissional;
  • Com toda a certeza, dá o seu melhor para gerenciar os conflitos da sua área;
  • Defende seus liderados para os superiores;
  • Busca constantemente oportunidades de melhorias para a área e;
  • Faz de tudo para ser visto com orgulho e não com medo;

E aí, em quais (ou quantas) das características você se enxergou? Então, aqui vão algumas dicas de como liderar sua equipe com sucesso!

 

  • Para liderar uma equipe, invista na colaboração

No dia a dia de trabalho, encontre oportunidades nas quais você pode colaborar com seus liderados. Um processo que pode ser melhorado, uma mão amiga quando o prazo estiver apertado. Enfim, colaborar com o time é algo que sempre vai bem. Esse é o primeiro segredo para liderar uma equipe. 

 

  • Outro segredo: cuide da gestão de “suas pessoas”

Fazer a gestão de pessoas é algo complexo. Como falamos, os profissionais têm diferentes perfis, tem seus problemas e imprevistos. E domar todos esses problemas não é algo que se aprende fazer do dia para noite. Mas, fique tranquilo: o importante é diariamente cuidar dessa questão que, dia após dia, sua gestão de pessoas estará mais equilibrada e eficiente. Não se esqueça desse segredo para liderar uma equipe. 

 

  • Conquiste a confiança do seu time

Isso também não é uma tarefa fácil e confiança é algo que se conquista com o tempo. O importante é sempre ser verdadeiro com os profissionais, ser transparente em todos os sentidos e não ser aquele que fala uma coisa e faz outra. Você consegue!

 

  • Invista em treinamentos e capacitações

Existem uma série de treinamentos que auxiliam você na tarefa de liderar. Eles trabalham diferentes aspectos, do emocional ao técnico. Vale muito à pena dedicar um tempinho para isso.

 

  • Segredo para liderar uma equipe: feedback, sempre!

Broncas no particular e elogios em público. Esse é o mandamento! Sempre que possível, faça um feedback formal com os integrantes, de modo que eles saibam como estão e onde pode melhorar. É importante que você também dê espaço para falarem sobre você. Isso também vai te ajudar a ser um líder cada vez melhor.

Se tornar um bom líder é como construir um grande castelo. Você vai colocando diariamente suas pedrinhas até chegar aquele grande monumento, como vemos nos filmes.

Você consegue! E a UniEduK também pode te ajudar nisso, oferecendo um aprendizado que valoriza as competências socioemocionais de seus estudantes!

Tatiane Lima
Últimos posts por Tatiane Lima (exibir todos)