Os cursos na modalidade EAD estão sendo cada vez mais procurados pelos estudantes, afinal, quem é que não deseja, nos dias de hoje, uma opção que consiga aliar ensino de qualidade, flexibilidade de horário e custos mais acessíveis? Por isso, o crescimento do EAD tem sido expressivo. 

Surpreendentemente, quando a gente fala no aumento da procura, os números são realmente espetaculares: temos atualmente 9 milhões de estudantes matriculados no ensino a distância no Brasil, o que corresponde a um aumento de 17% (dados de 2017/2018). Quem apontou esses números do crescimento do EAD foi a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) por meio de um estudo divulgado no final de 2019.

Desde 2005, quando foi regulamentada a modalidade de ensino a distância, as instituições começaram a se preparar para oferecer cursos EAD de qualidade, o mercado de trabalho também passou a aceitar o diploma dessa modalidade e os estudantes se interessaram e muito pelos benefícios que ela oferece.

Assim sendo, de lá pra cá, nasceram mais de 2 mil cursos EAD no país, gerando uma verdadeira revolução nos hábitos de ensino dos estudantes. 

Além disso, para controlar o padrão de qualidade dessa vertente de ensino, apenas são válidos os diplomas de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) – é fundamental se atentar a isso na hora de escolher a sua faculdade – para não chegar ao fim do curso com um diploma sem validade.

Assine o nosso blog!

Por isso, só para lembrar, os cursos EAD da UniFAJ conquistaram a nota máxima no MEC, o que comprova a qualidade do ensino oferecido pela instituição. 

E quais são as vantagens de estudar EAD?

Inegavelmente, muitas! Sim, é isso mesmo. Reunimos neste post 5 delas, veja só!

1) Flexibilidade de horário é um dos motivos para o crescimento do EAD

Em primeiro lugar, conciliar trabalho com o estudo é um verdadeiro desafio nos dias atuais, por isso uma opção de ensino que oferece flexibilidade de horário brilha os olhos dos futuros estudantes. No EAD, o aluno estuda no horário que preferir, por meio de uma plataforma digital disponível em seu próprio computador. Esse é um dos principais motivos para o crescimento do EAD no Brasil. 

2) Otimização de tempo também viabiliza o crescimento do EAD

Vamos falar a verdade, está cada vez mais desafiador sair do trabalho e chegar em tempo para um compromisso. Assim sendo, se a instituição que você escolher for longe do seu trabalho, o desafio é ainda maior. Por isso, a possibilidade de estudar onde você quiser, facilita e muito a sua rotina.

3) Custos reduzidos possibilitam o crescimento do EAD

As mensalidades têm custos menores, você não gasta com o deslocamento e não precisa se alimentar na instituição. Esses três pontos fazem com que você economize com grande parte dos gastos que envolvem seus estudos. 

4) Variedade de cursos favorece o crescimento do EAD

Anteriormente, falamos, temos no país uma infinidade de cursos disponíveis na modalidade EAD. Com isso, acabou aquele problema de encontrar o curso dos seus sonhos apenas em uma cidade distante ou outra região do Brasil. 

5) Potencializador de habilidades

Cursar EAD exige do estudante muita disciplina e organização, por isso são desenvolvidas uma série de habilidades nesse futuro profissional, como senso de responsabilidade e de organização. 

Por tudo isso que comentamos, os cursos na modalidade EAD estão vencendo todos os tipos de preconceitos daqueles que tinham receio em optar por essa vertente de estudo. Não é atoa que os números só crescem: está comprovado que escolher um curso EAD é uma decisão assertiva!

Na UniFAJ temos um grande leque de cursos na modalidade EAD à sua espera. Clique aqui para conhecê-los!