Vamos começar este post com uma pergunta: você deseja alcançar sucesso profissional?

Aqueles que sabem fazer uma excelente gestão da própria carreira certamente estão muito mais próximos dessa grande meta, e são capazes de fazer muita diferença para si mesmo e para o mercado.

E, se sua pergunta é: ‘mas qual o segredo para isso?’, você precisa conferir o nosso guia de como fazer a gestão de carreira e ter sucesso profissional. Mergulhe nesta leitura e esteja preparado para agir. Depois, queremos curtir com você os resultados dessa virada de chave! Tenha uma excelente leitura.

Sucesso profissional é algo muito particular. Para uns, é ter estabilidade para dar conta dos compromissos financeiros e ter uma ‘sobrinha’ para curtir e até mesmo para investir. Para outros, é ser acionista de uma multinacional e ser capa de uma grande publicação. Não importa se é no 8 ou no 80 que você se encaixa, o que vale mesmo é saber exatamente quais são seus objetivos e metas, estar pronto para as adversidades e mudanças que ocorrem na vida e conhecer muito bem os caminhos para alcançar essa grande meta. Parece difícil, mas com dedicação e muito foco, é possível. Então, está dada a largada!

 

Assine o nosso blog!

1. Conheça muito bem você mesmo!

Em primeiro lugar, autoconhecimento é a base para muitas coisas e na gestão de carreira isso não é nada diferente. Todo mundo tem seus pontos fortes e pontos fracos na vida pessoal e profissional e é preciso ter conhecimento sobre eles, pois aquilo em que você é muito bom pode abrir portas e, o que precisa melhorar, pode te distanciar das oportunidades. Se você tem essas características muito bem claras, é possível trabalhar suas deficiências por meio de planos de desenvolvimento pessoal e profissional

2. Tenha clareza sobre seus objetivos e metas

Você sabe o que quer ser quando crescer?

É provável, que praticamente todas as pessoas já ouviram em algum momento da infância essa clássica pergunta. Com toda a certeza, para muita gente, a resposta pode ter mudado ao longo dos anos, e está tudo bem!

O importante é que hoje você saiba muito bem quais são seus grandes objetivos e metas profissionais com o intuito de alcançá-los. Se não souber fazer isso sozinho, também está tudo bem. Existem profissionais devidamente capacitados para ajudá-lo nisso, como os psicólogos ou coaching profissional. Aqui, é importante você ter metas a curto, médio e longo prazo, para que você possa traçar a estratégia de cada uma dessas fases.

3. Invista em desenvolvimento pessoal e profissional

Você percebeu o quanto é preciso estar preparado para realizar os seus objetivos e metas? é por essas e outras que fazer um plano de desenvolvimento pessoal e profissional é tão importante. Pense só: você quer ser um excelente gerente de marketing de uma multinacional, mas não sabe falar inglês, não tem qualificação para tal vaga e não sabe lidar com competitividade. Entende como esses pontos transformam a sua meta em um sonho inalcançável? Mas, se você começar AGORA a se desenvolver em cada uma dessas habilidades necessárias, certamente estará preparado para encarar no futuro essa vaga dos sonhos! Um bom plano de desenvolvimento aproxima você de seus objetivos e, escolher a graduação certa pode ser um excelente começo.

4. Saiba lidar com as adversidades

Por muitas vezes, você vai encontrar barreiras desafiadoras ao longo da sua carreira. Uma negativa para uma promoção, um chefe que não é líder e um colega de trabalho que não é nada do bem. Isso acontece e muito! Se você tem dificuldade para lidar com tudo isso, vale a pena investir nessa capacidade, pois as adversidades estão sim presentes por diversas fases da vida. E, é claro: saiba reconhecer quando as coisas realmente não vão bem, para repensar as suas metas. 

5. Trabalhe sua autoconfiança

Se sentir muito bom ou perfeito no que faz é o primeiro passo para que o recrutador também pense o mesmo sobre você! Lembra dos seus pontos fortes do tópico 1? Você vai precisar visitá-los sempre que se sentir inseguro com algo. A autoconfiança é muito importante na gestão da sua carreira e na luta pelo sucesso profissional.

6. Aceite o momento de mudar suas metas

Por diversos motivos, suas metas profissionais podem ser alteradas ao longo da vida. Pode surgir o interesse por uma nova profissão, por uma nova posição e por algo totalmente diferente daquilo que você tinha planejado. Aqui, o importante é ter certeza sobre essa mudança de trilha para a sua carreira e traçar um plano para alcançá-la.

7. Seja um profissional ético

Por ‘n’ motivos, ter ética na profissão é determinante para a sua carreira, mas vamos listar alguns deles por aqui. Se você faz algo de bom no mercado, nem sempre ficará ‘falado’ por isso, mas, se agir sem ética, certamente muita gente saberá e ficará difícil chegar aos seus objetivos. Da mesma forma que a ética é importante para a sua vida pessoal ela é fundamental para a profissional.

Para fechar com chave-de-ouro, queremos dar duas dicas finais para você montar o seu guia de carreira rumo ao sucesso profissional: um passo de cada vez! Lembre-se que para chegar aquele cargo de gerente de marketing, você pode começar como estagiário na área. Respeite cada etapa do seu crescimento que, certamente, ficará mais fácil chegar no seu objetivo. Por fim, invista em networking! Deixamos por último, porque isso é a cereja do bolo. Conhecer a pessoa certa pode sim aproximar você daquela vaga e posição dos sonhos. Existem uma série de eventos e grupo de discussões que podem ajudar nessa etapa e o LinkedIn também funciona muito bem para conectar você às pessoas certas.

Anotou as dicas? Então, que a força esteja com você! Ah, e se precisar a UniEduk está aqui para te ajudar!