Um bom planejamento é a base para a maioria das coisas da vida darem certo. Afinal, a gente sabe bem os impactos da falta dele no orçamento, no trabalho e até mesmo no dia a dia de casa, não é mesmo? No ensino a distância, definitivamente isso não é diferente!  Por isso, para ajudá-lo nisso, preparamos um super tutorial de como organizar o tempo e seus estudos na graduação a distância.

Primeiramente, queremos falar um pouquinho sobre o ensino a distância. Ao longo dos anos, esse método de ensino vem crescendo de forma exponencial, justamente por reunir uma série de benefícios que estão totalmente alinhados às nossas necessidades atuais. Mensalidades mais acessíveis, desenvolvimento do protagonismo no estudante, diploma reconhecido pelo MEC e flexibilidade de horário.

A última característica pode ser positiva para uns e uma armadilha para outros. Isso acontece porque a falta de planejamento pode colocar em check toda a sua graduação a distância.

Portanto, para garantir seu diploma e absorver todo o conhecimento do curso, é preciso muita dedicação e excelência para organizar o tempo. Com toda a certeza, sabemos que você quer conquistar tudo isso, por isso vamos dividir essas dicas valiosas com você!

1. Não assuma mais módulos do que o indicado pela instituição

A fim de ganhar tempo e pelo anseio de concluir logo o curso, muitos estudantes acabam assumindo mais módulos do que deveriam. Essa pressa é uma grande inimiga da perfeição, pois assim você não consegue organizar o tempo e se dedicar como deveria a cada disciplina. Por isso, não coloque o carro na frente dos bois e respeite o cronograma proposto pela sua instituição.

Assine o nosso blog!

2. Monte um cronograma com datas de entregas e de provas

Em segundo lugar, esse cronograma deve estar acessível visualmente e deve contemplar todas as disciplinas daquele módulo. Nele, você precisa colocar tanto as datas finais quanto as etapas que precisa cumprir até chegar ao dia da entrega de trabalho ou da realização da prova. Uma excelente dica para isso é montar uma tabela com datas e ticar o que você já cumpriu ao longo dos dias. É importante respeitar as datas propostas!

3. Estabeleça o seu melhor horário de estudos

Às vezes, a segunda-feira, o melhor para você é à noite e na terça-feira, de manhã, não se preocupe! O importante é você delimitar os seus horários de estudos e cumpri-los a risca. Se algo sair fora do planejado, lembre-se de repor o quanto antes esse horário para não acumular suas tarefas.

4. Cuidado com as distrações

Enquanto estiver estudando, nada de dar atenção aos vilões do tempo. Redes sociais, WhatsApp e televisão são alguns deles! Se você é uma pessoa que se distrai facilmente, recorra a medidas mais rigorosas, como desligar o celular (se você não estuda por meio dele). Se ainda não sabe como organizar sua rotina do dia a dia, sem que ela atrapalhe seus estudos, reveja os seus hábitos e compromissos. É preciso que na hora do estudo você esteja realmente estudando!

5. Organize as matérias de acordo com suas preferências

Tem sempre um assunto que a gente se interessa mais. Uma dica que vai bem é deixar uma disciplina que você curte junto com uma outra que não é tanto a sua praia. Essa forma de intercalar os assuntos ajuda a não deixar os estudos maçantes.

6. Crie o seu local de estudos

Para você conseguir se dedicar aos estudos, de forma organizada, é preciso estar concentrado no que está fazendo. E o seu cantinho de estudos pode ser uma excelente opção para isso. Ele deve ser confortável, mas não o bastante para você se aconchegar demais e preferir dormir! Uma mesa organizada e uma cadeira ergonômica vão muito bem.

7. Nunca leve dúvidas para o travesseiro

Terminou a aula e ficou com dúvidas? Então, volte duas casas! Todos os assuntos das aulas devem ser muito bem compreendidos e os professores estão à disposição para isso. 

8. Tenha seus momentos de lazer 

Eles são muito importantes para que você absorva o conteúdo do curso. Por isso, contemple em cronograma semanal a hora certa para estudar, para ver sua série ou fazer sua atividade preferida e para descansar. Tudo isso é muito importante.

Ah, como dica final: converse com seus colegas de curso e com os professores para saber o que dá certo para eles na forma de administrar o tempo na graduação a distância!