Alcançar sucesso profissional é a meta de muita gente, mas o grande desafio é encontrar a receita do bolo para chegar a esse almejado destino. Com toda certeza, sabemos que o mercado de trabalho é altamente competitivo, que cada vez tem mais concorrentes e as vagas super disputadas, mas vamos compartilhar a seguir os 5 segredos para crescer no mercado de trabalho. Vale a pena ficar por aqui! 

Primeiramente, perguntamos: o que é crescer no mercado de trabalho para você? Ter seu salário dos sonhos? Ser promovido àquela vaga tão almejada? Ou ter sua própria empresa e conquistar sucesso nesse negócio próprio? Independentemente da sua resposta, as dicas a seguir podem ajudar a alcançar o crescimento que você tanto espera. 

1. Quem é visto é lembrado

Antes de tudo, para que você tenha conhecimento sobre as melhores oportunidades, é importante que você seja visto por aquelas pessoas consideradas estratégicas para você crescer no mercado de trabalho. Clientes, gerentes, recrutadores, entre outros profissionais. Assim, quando eles tiverem uma vaga que é a sua cara, certamente vão lembrar de você

2. Aprenda diferentes funções para crescer no mercado de trabalho

Tudo bem que existe aquele dito popular de que quem faz mil coisas ao mesmo tempo não faz nada direito. Mas, um profissional multitarefa tem muito mais espaço e oportunidades, o que pode ser uma excelente chance de crescer no mercado de trabalho. Por isso, pense de forma macro quais as atribuições da sua profissão e aprenda sobre elas. 

3. Invista em sua profissão: estude!

Isso é importante por vários aspectos. Quanto mais qualificado, mais atrativo você se torna para as oportunidades. Vale muito investir no seu lado comportamental, desenvolvendo aptidões que podem ser suas dificuldades. Então, faça uma graduação excelente, cursos extras e um MBA, e o que mais sua intuição profissional sugerir. Com certeza, esse investimento retornará para o seu bolso. 

Assine o nosso blog!

4. Trabalhe seus pontos fracos

Afinal, você sabe quais sãos os seus pontos fracos? Faça o exercício de listar quais são eles e encontre maneiras de melhorar em cada uma dessas cordas bambas. Aqui vale à pena pensar tanto em suas habilidades quanto em pontos comportamentais. Trabalhando seus pontos fracos, você certamente aumenta as suas chances de crescer no mercado de trabalho

5. Invista em networking para crescer no mercado de trabalho

Eventos – podem ser online mesmo –, LinkedIn, e outras ferramentas podem ajudar a aumentar o seu networking. Quanto mais pessoas você tiver laços profissionais, mais acesso às oportunidades para crescimento profissional você terá. 

Por fim, sugerimos que você monte um ótimo plano de carreira. Nele, você deve inserir quais são suas metas e objetivos profissionais, quais os caminhos que você deve percorrer para chegar até ele e em quanto tempo. Com um planejamento bem feito, seu crescimento no mercado de trabalho acontecerá de forma muito mais organizada!

Anotou as dicas? Agora, conte para nós o que você tem feito para crescer no mercado de trabalho!