Você tem se questionado frequentemente se o seu emprego ainda é feito para você?

Muitas vezes, essa falta de motivação é sinal de que algo não está indo bem e que está na hora de mudar de emprego.

É hora de buscar aquela oportunidade profissional que vai te trazer o frio na barriga de volta. 

Primeiramente, queremos compartilhar algo interessante com você.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pelo Instituto Locomotiva e pelo grupo LTM (Loyalty & Trade Management), 56% dos trabalhadores do Brasil estão no mesmo cenário de insatisfação no trabalho.

Assine o nosso blog!

Nem sempre o caminho é procurar novos ares, e uma conversa com seu gestor pode mudar essa situação.

Portanto, se a sua pergunta é: ‘como eu sei que é hora de mudar de emprego?‘, preparamos uma lista com 5 perguntas que você deve analisar antes de tomar essa importante decisão. Vamos lá!

1. Você se sente feliz com a função que realiza?

Perguntamos isso porque, muitas vezes, o problema não está na empresa onde trabalha, mas com a atividade que você executa.

Definitivamente não é isso que você quer fazer da vida?

Não importa o benefício ou reconhecimento que receba, você estará insatisfeito em ocupar esse papel?

Então, está na hora de mudar.

Nesse caso, antes de procurar um novo emprego, você pode compartilhar com seu gestor a área ou função que deseja trabalhar, para que ele avalie uma transferência.

Mas, se esse cargo não existe nesta empresa, é um importante sinal de que está na hora de procurar outro emprego.

2. Você se sente valorizado no seu ambiente de trabalho?

Valorização gera motivação, sem dúvidas.

Você sente que não recebe o devido valor da liderança da sua empresa, seja com relação à remuneração/benefícios ou com o seu cargo?

Isso está afetando diretamente na sua produtividade?

É sim momento de tomar uma atitude.

Nem sempre essa tal atitude se refere a trocar de emprego, um bate-papo ou traçar um plano de ação para conquistar sua evolução na empresa já são suficientes.

No entanto, pode ser que você já tenha tentado essas possibilidade e, aí sim, o caminho é ir atrás de uma nova oportunidade que te satisfaça nesse sentido. 

3. Você se vê nesta empresa num futuro próximo, daqui há 3 anos, por exemplo?

Você faz o exercício de planejar o seu futuro profissional e nesse estudo percebe que mesmo em um curto prazo suas realizações não estão na empresa onde você atua?

É sinal de que é preciso tomar uma atitude.

Por isso, aqui o importante é saber onde você quer estar, para você se preparar para desempenhar essa função e, aí sim, conquistar a vaga que tanto almeja.

4. Domingo à noite, na véspera de voltar ao trabalho, você sente uma forte angústia?

Se sua resposta é sim, nem precisa pensar duas vezes e é sim o momento de buscar uma nova oportunidade.

É lógico que é preciso avaliar o que exatamente está causando essa angústia e, dependendo do assunto, vale trocar uma ideia com o seu gestor.

Isso porque passamos a maior parte do tempo no nosso ambiente de trabalho e se sentir feliz e confortável onde você exerce sua atividade profissional conta e muito para a sua qualidade de vida. 

5. Você sente que sua produtividade não está indo bem?

Se sua insatisfação com o trabalho já atingiu até mesmo a sua produtividade, é realmente um importante sinal de que é preciso buscar uma oportunidade à altura do que você almeja.

A motivação atinge diretamente o seu rendimento no trabalho e se sentir feliz com o que você faz é um dos grandes combustíveis para você trabalhar bem.

Por fim, se você chegou à conclusão de que sim, está na hora de mudar de emprego, um passo importante é se preparar para conquistar sua almejada nova oportunidade de trabalho.

O grupo UniEduk tem uma série de cursos presenciais e na modalidade EAD que vão direcionar você, sobretudo, para a realização dos seus sonhos profissionais.

Conte com a gente pra isso!