O Eco-Friendly tornou-se uma tendência muito presente nos dias atuais. Todo consumo gera um impacto na economia, em nossas vidas e também na natureza. 

Isso tudo não envolve apenas deixar de comprar, mas escolher produtos/serviços dos quais impactam menos no meio ambiente. Bem como, rever algumas práticas e estar constantemente atento nas marcas que seguem o conceito de eco-friendly para que produzam de forma consciente. 

Afinal, o que é eco-friendly? Vamos explicar! 

O que é consumo consciente – Eco-friendly

Eco-friendly é um termo em inglês cuja tradução significa “amigável ao meio ambiente”. Em outros termos, se refere a algo que não causa danos socioambientais ou tem impactos reduzidos em comparação a um produto, evento ou situação parecida. 

No Brasil, esse conceito também está presente nos termos “ecológico”, “sustentável”, “consumo consciente”, “verde”, entre outros. 

Assine o nosso blog!

Ou seja, o objetivo é gerar menos impacto ao meio ambiente, e para isso é necessário substituir substâncias químicas ou tóxicas por matéria-prima 100% natural e biodegradável.

Vamos colocar em prática? 

Práticas Eco-Friendly

Consumir de forma consciente envolve pensar e planejar. Por outro lado, investindo seus recursos e adquirindo novos bens de forma planejada, você também terá uma economia extremamente positiva. 

1- Pense nos impactos do consumo

Elimine ou substitua produtos poluentes por outros que não sejam. Pense assim: há uma alternativa mais eco-friendly que essa? Pensar o quanto algo é positivo ou negativo fica mais fácil, como por exemplo, a troca de livros físicos por ebooks.

Veja as vantagens de abandonar [de vez] o papel:

  • Manutenção da informação – livros impressos deterioram com tempo;
  • Mobilidade – ebooks podem ser acessados em qualquer momento, através de smartphone, computador, tablet e etc;
  • Busca de Informação – é muito mais simples e rápido buscar informação em um ebook do que em livros impressos;
  • Não ocupam espaço físico – aproveite melhor os espaços de suas estantes, mochilas e cabeceiras.

2- Valorize a responsabilidade social 

Dê preferências para empresas que atuam com responsabilidade social e se preocupem com o meio ambiente. Dessa forma, incentiva a todos a terem pensamentos e ações que impactam menos o meio ambiente. 

3 – Digitalização

Adotar correspondências eletrônicas é uma forma mais sustentável, afinal reduz a utilização de papel, como por exemplo: boletos, correspondências por faturas digitais, débito automático e etc. 

E falando no âmbito educacional, os livros e tecnologia sempre andam juntos. De papel ou digital, o livro sempre foi o melhor amigo do estudante, não é mesmo?

Por isso, o Ead da UniFAJ criou a campanha EcoJÁ. Informando todos os impactos que os livros impressos causam no meio ambiente, as vantagens de ser Eco e soluções que a Instituição pretende adotar.

Que tal começar a difundir o consumo consciente agora mesmo?

Fonte: Insider Store