Afinal, quais matérias na escola eram ou são um verdadeiro desafio para você: os cálculos cabeludos de matemática? Por outro lado, podem ser as fórmulas enormes de física ou as centenas de regras da língua portuguesa? Com toda certeza, você deve se encaixar nesses ou em outros exemplos de disciplinas que fizeram ou fazem parte da sua formação acadêmica, mas o que que queremos mostrar neste post é que todos têm suas dificuldades, mesmo que sejam em níveis diferentes.

Nossa missão é justamente facilitar os seus estudos e com o intuito de ter ajudar nós reunimos 7 dicas para estudar disciplinas que você tem dificuldade que vão te apoiar de hoje em diante. Confira esta leitura e, posteriormente, conte pra gente o que achou!

Antes de mais nada, lembre-se: quanto mais você repetir para o seu cérebro que você tem dificuldades com essas disciplinas, mais ele vai entender essa afirmação como uma verdade e, consequentemente, vai acabar gerando um bloqueio na hora de lidar com essa disciplina. Portanto, a dica zero é: vire a chavinha do pensamento hoje mesmo, e diga em voz alta: eu sou capaz de vencer essa dificuldade!

Logo após isso, agora é seguir este passo a passo: 

1. Encare suas dificuldades nas disciplinas

Você deve estar se questionando sobre este tópico, mas vamos explicar porque começamos justamente por ele. Quando você aceita que está lidando com dificuldades, você encontra mecanismos para acabar ou amenizar esse desafio. Por isso, nesta etapa você deve identificar quais são as disciplinas que geram mais dificuldades de entendimento. Fique tranquilo se for mais de uma!

Assine o nosso blog!

2. Peça ajuda

Procure uma pessoa que você tem afinidade e peça ajuda sobre esse ou esses temas. Pode ser um professor, um colega que vai bem na disciplina ou até mesmo um digital influencer que é fera nisso. Explique para essa pessoa que você tem dificuldade para lidar com tal disciplina e peça dicas do que funciona para ela na hora de compreender o conteúdo. 

3. Planeje-se e dedique-se às disciplinas que você tem dificuldades

Já falamos em alguns posts por aqui o quanto é importante um bom planejamento e dedicação na hora de encarar os estudos. Como você está quebrando barreiras, vai precisar de mais tempo de dedicação na hora que estiver estudando essa matéria, portanto, preveja em seu cronograma de estudos mais tempo para o assunto. 

4. Estabeleça metas

Já pensou na ideia de dividir essa disciplina ou assunto por etapas e vibrar a cada uma vencida? Esse exercício de comemorar pequenas conquistas faz um bem danado para o seu cérebro e facilita seu aprendizado. Você pode relacionar essas comemorações a coisas que você gosta de fazer, como fazer uma maratona de série ou saborear aquela sua sobremesa favorita. Você pode fazer um desenho das etapas em um mapa mental, que vamos falar na próxima dica, e escrever na frente qual o seu prêmio na hora que concluí-la com sucesso! 

5. Faça seu mapa mental

Você já ouviu falar desta técnica? Ela é uma excelente opção para ajudar seu cérebro a compreender e memorizar um assunto. Veja como é fácil

  • Separe um quadro branco ou um papel branco bem grande
  • Use nele cores diferentes
  • Escreva no quadro o assunto principal
  • Em seguida, coloque pequenos tópicos que explicam esse assunto

Este mapa mental deve estar em um local de fácil acesso, para você poder passar os olhos sobre ele frequentemente. 

Aqui, você vai entender melhor como fazer este mapa mental. 

  • Use sua criatividade

Você já ouviu falar no método de aprendizagem criativa? Ele vem para mostrar que existem formas de estudar que vão muito além do livro e internet. Aqui, vamos dar uma sugestão sobre estudar uma disciplina que você tenha dificuldade de formas diferentes.

Procure um filme que fale sobre esse tema

Entre em chat de discussão na internet com profissionais qualificados sobre esse assunto

Crie uma música com o tema que você está estudando

Ao usar a criatividade, vai ficar mais fácil compreender o assunto que está sendo tão complicado nesse momento. 

  • Procure conteúdos alternativos

Você já parou para pensar que os conteúdos que seu professor compartilhou com você não estão sendo compreendidos porque aquele método pode não estar fazendo sentido na sua cabeça? Existem “n” materiais que falam exatamente sobre o mesmo assunto, mas pode ser que em outros lugares ele estará explicado de uma forma muito mais clara para você! Só não se esqueça de compartilhar com o professor esse material, para que ele valide se o mesmo está com uma linguagem e conteúdo verídicos. 

Por fim, o momento de colocar essas dicas em prática é agora! Não desanime! Parece um bicho de 7 cabeças, mas temos certeza que você vai arrasar nos estudos e vai vencer essa barreira. Acredite em você =)