Ao longo da sua graduação, você vai se deparar com o desafio de fazer não só um, mas vários trabalhos acadêmicos. Sabemos que essa não é uma simples tarefa, pois para fazer um trabalho de qualidade, é preciso se atentar a uma série de detalhes, que vão desde a fonte de informação na qual você se baseou para escrever o conteúdo, a maneira como você desenvolveu o texto, fugir dos erros gramaticais e, é claro, caprichar na formatação do conteúdo. Por isso, fizemos uma lista de como fazer um trabalho acadêmico incrível. Continue esta leitura!

Você certamente se questionou, em algum momento, sobre a importância do trabalho acadêmico, acertamos? Eles são essenciais para que você tenha oportunidade de se questionar sobre os temas propostos, para desenvolver o seu lado crítico e, é claro, para mergulhar em uma série de conhecimentos que serão fundamentais para o seu futuro profissional. Mas, para isso tudo fazer sentido, é essencial compreender de verdade o que você está fazendo, e o segredo para isso é estudar! Ler bastante referências sobre o tema, comparar pontos de vista e se questionar! Esses pontos farão toda a diferença na hora de produzir um trabalho acadêmico incrível para concluir a sua graduação EAD e para você aprender – que certamente é a proposta principal do seu professor.

Agora que você entendeu o tal porquê dos trabalhos acadêmicos, respire fundo! É hora de conhecer os 6 pilares para fazer um trabalho perfeito!

1) Entenda de verdade o que foi pedido no trabalho

Esse pilar é essencial e fará toda a diferença nos temas a seguir. Uma vez que você compreende o assunto a ser trabalhado, as chances do seu projeto atingir a expectativa de quem vai te avaliar aumenta e muito. Portanto, se você tiver qualquer tipo de dúvida quanto ao tema do seu trabalho acadêmico, não deixe de trocar uma ideia com seu professor. Confira com ele se você precisa fazer uma monografia, resenha, artigo, dissertação ou qualquer outro tipo de trabalho acadêmico, pois essa definição também é muito importante para você dar andamento nos passos a seguir. 

2) Faça um bom planejamento

De fato, um dos pontos importantes na hora da avaliação é entregar o seu trabalho acadêmico na data certa. Para isso, é preciso que você faça um planejamento e cumpra-o a risca. 

Assine o nosso blog!

Conte os dias que você tem desde o início do trabalho até a data de entrega

Estabeleça as datas para cada etapa do seu projeto, que são:

  • Pesquisa sobre o tema
  • Definição da sua linha de trabalho
  • Organização do conteúdo
  • Redação do conteúdo
  • Primeira revisão
  • Formatação do material
  • Revisão final

Tente mensurar quais etapas você precisa de mais tempo e, é claro, lembre-se de deixar uma folga no cronograma para os imprevistos. É preciso reforçar: siga o cronograma à risca e, se algo der errado, sente novamente – e o quanto antes – para refazer esse planejamento. Esta é uma das etapas para um trabalho acadêmico incrível. 

3) Pesquise muito

Sabemos que existe uma série de linhas diferentes para o mesmo tema, por isso lembre-se de ler sobre cada uma delas para ter conteúdo para embasar o seu trabalho. Para isso, aqui vão algumas dicas:

  • Estude diferentes e confiáveis fontes de informação: internet, revistas, trabalhos acadêmicos, livros.
  • Lembre-se de anotar de onde você tirou essas informações, pois elas serão necessárias para a etapa em que você deve fazer as Referências e para colocar as citações.

4) Redação

Sem dúvida, o plágio se tornou um inimigo importante dos trabalhos acadêmicos. Por isso, é preciso que você escreva o seu trabalho de acordo com o conhecimento que você adquiriu durante suas pesquisas e não dando o famoso “Ctrl C Ctrl V” da internet. Vale a pena dedicar um tempo a mais para redigir um conteúdo de qualidade. Se tiver dúvidas sobre a linguagem, tire um tempinho para dar uma olhadinha em outros trabalhos acadêmicos. No Google Acadêmico você encontra facilmente esses arquivos para pesquisa. 

5) Formatação

Inegavelmente, a formatação do seu trabalho é um pilar muito importante. Confira se é preciso colocá-lo nas normas da ABNT e atente-se a cada um dos detalhes exigidos para essa formatação. Vamos listar aqui alguns sites que ajudam você a adequar seu trabalho acadêmico às normas da ABNT.

Tecno Blog

Menthor

Mettzer

6) A temida revisão

Gente, este é um assunto sério: a revisão é a cereja do bolo do seu trabalho perfeito. Aqui estamos falando muito mais do que a revisão gramatical, mas também da revisão do conteúdo que você fez para o seu trabalho acadêmico. Para isso:

  • Reveja cada detalhe
  • Leia o conteúdo em voz alta
  • Leia novamente o conteúdo

Enfim, agora que você já entendeu os seus pilares, mãos à obra! Portanto, arrase no seu trabalho acadêmico que o 10 será apenas uma consequência!