De fato, ser criativo não se trata apenas de ter ideias mirabolantes ou obter sucesso em algum projeto. A criatividade é um processo que passa por erros e as escolhas que tomamos para contorná-los, bem como os acertos e as lições que aprendemos com eles. Mas afinal, por que parece que a criatividade diminui na vida adulta? Simples! Porque não é estimulada. Porém, aqui no EAD Unifaj, nós nos preocupamos o bastante para falar sobre o assunto. Todavia, se você nunca ouviu falar sobre “aprendizagem criativa”, prepare-se para conhecer esse método e entender como ele pode ajudar na prática a sua rotina de estudos. 

Aprendizagem criativa

Em primeiro lugar, o conceito de aprendizagem criativa, divulgada pelo  MIT (Massachusetts Institute of Technology), é baseado em quatro pilares, conhecidos como os 4 Ps. A ideia principal é que o estudante torne-se engajado na construção do próprio conhecimento, a fim de dar lugar à imaginação e estimular a criatividade, só de maneira mais livre. Contudo, princípios como planejamento e abertura à colaboração e às críticas devem ser levados em consideração. 

  • Projects (projetos);
  • Passion (paixão);
  • Peers ou People (pares; parcerias; pessoas) e;
  • Play (pensar brincando). 

Para colocá-lo em prática, porém, é preciso fazer e compreender algumas coisas primeiro. 

  • Auto-estudo

Você já ouviu falar sobre a teoria das inteligências múltiplas? Pois é, existem ao menos 7 tipos, que compreendem a: linguística, musical, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista. É importante que você descubra as que você mais se identifica, pois isso fará com que você ganhe tempo e aprenda com muito mais gosto qualquer assunto que despertar seu interesse!

  • Entenda sua motivação 

Mais que estudar um assunto, é essencial que você entenda sua utilidade em sua carreira de forma mais prática e tangível. Se você não vê sentido na graduação que está cursando, todo o restante será muito desgastante. E afinal, para quê gastar tempo com algo que você não gosta? Invista seu tempo em aprender coisas que agreguem valor ao seu desenvolvimento pessoal e te levem para mais perto dos seus sonhos. 

Assine o nosso blog!

E agora, entenda de maneira mais prática como funcionam os 4 Ps: 

1) Desenvolva um projeto 

Ao desenvolver um projeto, você aprende a pensar em longo prazo e também entende melhor a noção de planejamento, pensando desde o início até o fim do projeto. 

2) Encontre e siga sua paixão 

Ao trabalhar em projetos de seu interesse, provavelmente você apresentará maior persistência diante dos desafios e se esforçará para levá-los adiante. 

3) Trabalhe em equipe

Sem dúvida, o processo se torna mais rico e criativo na medida em que compartilhamos com outras pessoas. Como a aprendizagem é um processo social, não individual, o desenvolvimento de projetos significativos só é possível em um ambiente positivo, em que as pessoas compartilham ideias e colaboram umas com as outras. 

 4) Pense brincando 

Já pensou se todas as coisas fossem possíveis? Aprender envolve não somente o foco no objetivo final do projeto, mas todas as explorações lúdicas ao longo da caminhada, manipulando diferentes materiais, assumindo riscos e testando novos métodos. Afinal, se sonhar baixo e sonhar alto dá o mesmo trabalho, por que não sonhar alto? Permita-se sonhar, testar, errar e aprender.