Quem é que nunca se sentiu ansioso na véspera de uma prova e saiu literalmente engolindo todos os conteúdos aprendidos durante as aulas, sem nenhum planejamento, para tentar alcançar pelo menos a média na avaliação? Certamente, todo mundo já deve ter passado por uma situação parecida com essa (você não precisa assumir isso em voz alta!), mas o que viemos falar é: tenha calma! Confira como se preparar para as provas de forma eficiente até mesmo quando você furou suas rotinas de estudos e deixou tudo para a última hora.

É claro que nós sabemos bem que essa não é a situação ideal, por isso mostraremos mais à frente tanto o cenário dos sonhos, em que você vai se preparando para a prova de maneira gradual, ao longo das suas aulas, quanto cenário de guerra, em que você precisa se preparar de forma emergencial para se dar bem na prova. 

Cenário dos sonhos: como se preparar para as provas ao longo da rotina de estudos

Pense o seguinte: para se dar bem na prova, você precisa ter realmente aprendido os conteúdos trabalhados durante as aulas. Pode até ser que por sorte você consiga atingir alguns pontos se compreender bem os temas, mas para quê contar com isso se você pode se preparar para as provas?

Então, no dia a dia de estudos, recomendamos o seguinte:

1) Não finalize uma aula sem ter aprendido de verdade

Pode ser que durante uma aula você esteja em um dia ruim, com fome, com sono ou mesmo distraído, e o conteúdo trabalhado tenha entrado por um ouvido e saído pelo outro. Se isso aconteceu com você, volte uma casinha a fim de se preparar corretamente para as provas. Para isso, releia todos os temas que foram discutidos antes de chegar na próxima aula e, se você estuda a distância, assista novamente aquela aula, mas agora de verdade. A pressa não ajuda em nada e, na hora da prova, ter compreendido realmente os assuntos fará toda a diferença. 

Assine o nosso blog!

2) Destaque o conteúdo mais importante 

Você concluiu uma aula e aprendeu realmente sobre o assunto trabalhado, então agora é hora de usar mecanismos para facilitar sua vida na hora de rever os estudos para a prova. Aqui, não existe receita do bolo, mas vamos sugerir algumas técnicas que podem ser legais para você:

  • Faça um resumo com as suas palavras ou grave um vídeo com você explicando a aula com as suas palavras
  • Marque os trechos importantes com uma cor de destaque (não faça isso de uma forma mecânica e sim de uma maneira que realmente tenha sentido na hora da revisão para prova)
  • Faça uma lista com os tópicos mais importantes

3) Faça exercícios para testar seu conhecimento

Agora que você está com o conteúdo da sua aula na ponta da língua, coloque em sua rotina de estudos a etapa de teste. Faça pequenos simulados sobre o tema e veja como está o seu conhecimento sobre ele. Dessa maneira, você enxergará facilmente em que está indo bem e onde é preciso melhorar um pouco mais. 

4) Aplique técnicas de memorização

Existem várias técnicas de memorização que podem ajudar você a se preparar para uma prova e nós vamos compartilhar algumas delas com você.

  • Use a técnica do mnemônicos: essa palavra pareceu um monstro para você? Nós vamos te mostrar que você já usou e muito esse recurso quando era criança. Afinal, que é que não lembra daquela famosa frase: antes do P ou B só M posso escrever? 
  • Coloque post-its em locais de fácil acesso para os seus olhos com tópicos importantes
  • Leia o conteúdo em voz alta 

5) Revise o conteúdo para a prova

Como você está com os assuntos trabalhados em aula na ponta da língua, essa etapa é fácil fácil.

  • Faça um roteiro com os assuntos mais importantes trabalhados durante as aulas
  • Siga esse roteiro e revisite suas anotações para relembrar o conteúdo
  • Faça novamente os exercícios para testar como está seu conhecimento. Se não foi bem em algum dos assuntos, vale a pena estudá-lo novamente.

6) Durma bem na véspera da prova

Nada de virar a noite estudando na véspera da prova. Além de deixá-lo cansado e menos produtivo no dia seguinte, as pesquisas mostram que uma boa noite de sono é um aditivo especial para assimilar o conhecimento.

Exemplo disso foi um estudo publicado pela revista científica Science. Ele revela que dormir bem ajuda no aprendizado por contribuir ativamente na consolidação do conhecimento que tivemos contato ao longo do dia.

Cenário de guerra: estudando na véspera da prova

Por fim, como falamos ao longo deste texto, este está longe de ser o cenário ideal. Mas, ele acontece. Por isso, separamos algumas dicas importantes se você deixou para estudar na véspera da prova.

  1. Faça um roteiro rápido dos assuntos mais importantes que vão cair na prova
  2. Siga esse roteiro, lendo sobre os conteúdos mais relevantes
  3. Faça alguns testes para verificar se você está indo bem nesses temas
  4. Se der tempo, passe os olhos pelos conteúdos menos relevantes
  5. Durma bem e não passe a madrugada estudando.

Anotou as dicas? Agora, é só arrasar na provas!