Estudar para o vestibular, principalmente sozinho, não é tarefa fácil.

É preciso se dedicar aos estudos, acompanhar as notícias, fazer um cronograma dos estudos e fazer diversos simulados para treinar.

Mas não se desespere! 

Para lidar com toda essa pressão, separamos algumas dicas que podem te ajudar a se preparar para o exame.

1- Faça um cronograma de estudos

Em primeiro lugar, faça um calendário com os dias e horários que você irá reservar para focar nos estudos. Reserve um tempo maior para as matérias que possui maior dificuldade e intercale com as mais preferidas.

Assine o nosso blog!

É fundamental que este calendário seja seguido à risca. Mudanças frequentes que interrompem sua rotina de estudos desconcentra e atrasa o progresso do estudante.

2- Estude o edital do vestibular

Estudar o edital do vestibular é fundamental para que tenha um bom desempenho na prova. Portanto, fique atento nos seguintes pontos:

– Cronograma de datas do vestibular: inscrição, recebimento do cartão de confirmação, divulgação do resultado;

– Quais assuntos (temas) mais abordados nas provas;

– Material permitido. Exemplo: caneta azul ou preta, vestimenta permitida, levar alimento etc.

– Entenda como funciona o cálculo da nota;

– As competências avaliadas em cada matéria.

3- Treine com simulados e exames anteriores

Posteriormente, com seu calendário montado e seus estudos já iniciado, é hora de praticar. E a melhor maneira é treinar com exames anteriores e simulados que você pode encontrar na internet.

Dica: Ao treinar, faça com o relógio do lado para ter uma ideia de quanto tempo você leva para responder às questões. Isso ajuda a saber qual seu ritmo para este tipo de exame.

4- Crie o hábito de ler 

Reserve um tempo do seu dia para a leitura. Criar o hábito de leitura lhe dará instrumentos necessários a fim de aprimorar a sua escrita, ideias, palavras e argumentos para a sua redação. 

Como muitas questões do vestibular são contextualizadas com o que está acontecendo no mundo, priorize notícias sobre ciências, economia, política e educação.

Desse modo, busque saber quais temas podem estar em alta, e associe a leitura obrigatória do vestibular nos temas contemporâneos.

5- Escolha uma faculdade reconhecida pelo MEC:

A primeira dica é verificar quais instituições oferecem o curso que você tem interesse. Nessa opção, faça uma lista de quais são públicas e as particulares.

Com base nessa lista, pesquisa quais dessas faculdades possuem nota 5 no MEC, que é o máximo.

Isso é muito importante, pois essa avaliação do Ministério da Educação aponta a qualidade do ensino, a infraestrutura, o corpo docente, ou seja, é essencial pesquisar. 

Em geral, estudar para o vestibular depende de alguns fatores essenciais: autoconhecimento, organização, disciplina e dedicação.

Assim, juntos, ajudarão você a se organizar melhor e focar no objetivo: passar no vestibular!

Dicas do EaD da UniFAJ. 😀