Vamos falar sobre um assunto que é o grande desafio dos estudantes: qual o segredo para tornar seu estudo mais eficiente, fazendo com que o aprendizado aconteça de uma maneira efetiva?

Enfim, essa é uma preocupação entre muitas pessoas, pois quem é que nunca concluiu uma aula com aquele sentimento de que esqueceu boa parte do conteúdo estudado ou, ainda, na semana seguinte em que teve contato com um determinado assunto, você tenta se recordar sobre ele e percebe que esqueceu boa parte do que aprendeu. 

Os dois exemplos são comuns, mas existem meios para que eles não voltem a acontecer, e é sobre isso que vamos falar nas linhas a seguir. Cada um sabe onde moram suas principais dificuldades, mas, em linha geral, estas cinco dicas vão ajudar e muito a tornar seu estudo mais eficiente. Veja só!

1) Anote tudo, mas tudo mesmo!

Enquanto você estiver assistindo a uma aula, procure anotar – de uma forma que você vai entender depois – tudo o que você está aprendendo. Se suas anotações não ficaram claras, ao final da aula reescreva-as. É sério, isso vai te ajudar nos passos a seguir.

2) Drible a curva do esquecimento

Um estudo de 1885 chamado de  “curva do esquecimento” comprovou o seguinte: quando você se depara com um conteúdo pela primeira vez, é preciso retomá-lo no prazo de 24 horas (aí que entram suas anotações) a fim de ter uma chance de retenção de aprendizado de até 80%. As chances crescem para 100% se, uma semana depois, você rever sua anotações (mesmo que em uma análise superficial). Esse método é mais efetivo do que deixar para estudar no momento de fazer uma prova. 

Assine o nosso blog!

3) Teste seu conhecimento fazendo exercícios

Uma maneira de saber se você aprendeu um determinado conteúdo é responder questões relacionados a ele. Se você mandou bem nas respostas, bora pro próximo tema. Se não, é sinal de que você precisa rever suas anotações e até mesmo as aulas. 

4) Estude em equipe

Sabe aqueles estudantes que estão no mesmo módulo que você no EAD? Vocês podem se juntar – nem que seja num grupo de WhatsApp, para reverem juntos as aulas. Afinal, essas discussões e trocas de conhecimentos são bem legais para aumentar a efetividade dos seus estudos.

5) Durma bem

É sério… De fato, essa dica é crucial. Quando estamos descansados, aprendemos muito mais. Sem contar que uma boa noite de sono aumenta a sua capacidade de concentração e deixa seu cérebro novinho em folha para encarar os desafios do próximo dia.

E aí, o que achou das nossas dicas? Coloque-as em prática que, certamente, seus estudos ficarão muito mais efetivos. Para isso, conte o grupo UniEduK!