Certamente, todo estudante já deve ter se perguntado qual a importância da nota do MEC na hora de escolher em qual instituição ingressar.

Afinal, investir em uma graduação é uma grande decisão para a construção de um profissional de sucesso.

O que é MEC?

O ministério da Educação (MEC) é o órgão que permite que um curso superior tenha validade oficial no Brasil, ou seja, apenas faculdades reconhecidas pelo MEC podem emitir diplomas válidos no territórios nacional. 

Sendo assim, seu principal propósito é regulamentar e fiscalizar padrões de qualidade na educação brasileira em todos os níveis, bem como ensino infantil, ensino fundamental e médio, educação superior, cursos profissionalizantes e a Educação a Distância.

Avaliação do MEC, como é feita?

A avaliação do MEC é feita pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Ele considera a análise de cursos, instituição e desempenho dos alunos.

Assine o nosso blog!

Os pontos analisados são:

  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)
  • Conceito de Curso (CC)
  • Conceito preliminar do Curso (CPC)
  • Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC)
  • Conceito Institucional (CI)

Enade

Exame Nacional de Desempenho dos Estudante (ENADE) é uma avaliação aplicada aos alunos ingressantes e que estão concluindo a graduação.

Através desse exame é possível avaliar os conhecimentos dos alunos de acordo com as matérios de seus respectivos cursos  e habilidades a fim de medir a qualidade do ensino.

Esses resultados são usados para medir o CPC e IGC.

Conceito de Curso (CC)

O segundo critério avaliado pelo MEC é o Conceito de Curso (CC). Para isso, uma análise do curso é feita por uma equipe de especialistas e pode alterar ou validar o CPC. 

A partir da análise, o MEC atribui anualmente a nota de CPC que varia de 1 até 5.

Quando o curso atinge uma nota baixa, variando entre 1 e 2, a universidade recebe obrigatoriamente uma visita técnica do Ministério da educação. 

Dessa forma para os cursos com conceito maior que 3, têm a opção de receber a visita dos avaliadores. 

Índice Geral e Cursos da Instituição (IGC)

O IGC é o indicador construído com base nas notas dos cursos de graduação(CPC) e pós-graduação (Capes – Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior) de cada instituição. 

Lembrando que, o IGC também vai de 1 a 5. Isso pode ser avaliado ou modificado pelo Conceito Institucional, e divulgado a cada 3 anos.

Conceito Institucional (CI)

A cada ciclo as instituições são avaliadas presencialmente para atribuições aos elementos da visita e os IGCs das instituições. 

Desse modo, uma autoavaliação coordenada é feita por uma comissão própria de avaliação e por comissões designadas pelo Inep.

Onde consultar a avaliação do MEC?

Para saber a nota do MEC das faculdades públicas ou privadas, decerto o estudante pode acessar o site do Inep que informa todos os indicadores da Educação Superior. Ou semelhantemente pode consultar o site do e-Mec. 

Todavia, a consulta é simples. Além disso, os dados de todas as instituições do Brasil ficam reunidos ali.

Por isso, é recomendado que você considere a nota, na hora de escolher a faculdade para investir seu futuro e conquistar o desejado diploma. 

Além de considerar, principalmente, o curso que você deseja ingressar na avaliação do MEC

Dessa forma, você contará com um ensino de qualidade, professores especialistas e uma infraestrutura que promova e estimule o seu aprendizado.