Em um cenário como o atual – ou não tão atual assim – em que as ações do homem estão causando uma série de consequências negativas no planeta, profissionais com soluções para ir contra essa maré de problemas são considerados diferenciados no mercado de trabalho. Portanto, viemos falar nesse post sobre a carreira de gestão ambiental e a importância dela para os diferentes setores. 

Na prática, os profissionais dessa área se especializam nos mais variados campos ligados com a relação do homem com o nosso meio. Por isso, o papel do gestor ambiental é garantir o futuro por meio da economia de recursos naturais, consumo sustentável nas organização, emissão de poluentes, preservação da fauna e da flora e muito mais. 

Por consequência desse grande leque de oportunidades, o gestor ambiental pode trilhar sua carreira em empresas públicas, privadas, organizações não-governamentais, assim também pode trabalhar nos maiores centros comerciais e por fim até na zona rural. Assim sendo em todos esses locais existem oportunidades para minimizar os impactos do homem no planeta onde vivemos. 

Os primeiros passos na Gestão Ambiental

Ao longo do tecnólogo de Gestão Ambiental o aluno aprende conceitos como: resíduos sólidos, recursos hídricos, planejamento ambiental e avaliação de impactos ambientais. Com esses conceitos, os alunos saem do curso aptos a contribuir com a minimização desses danos no meio ambiente e estão prontos para criar projetos de gestão ambiental nas organizações visando garantir a sustentabilidade. E a boa notícia é que é possível fazer este curso na modalidade EAD, garantindo a flexibilidade de horário que você tanto procura. 

Chegou a hora de encarar o mercado de trabalho 

Depois de concluir o curso, chegou a hora de encarar o mercado de trabalho, que é mais que promissor. Isso porque todas as organizações devem seguir as leis e normas relacionadas ao meio ambiente, no sentido de respeitar as legislações vigentes e, até mesmo, comprovar aos seus clientes que é uma organização que tem a sustentabilidade como uma de suas premissas. Exemplo disso é a ISO 14001, relacionada ao Sistema de Gestão Ambiental. Para que uma corporação conquiste essa certificação, é preciso cumprir com diversos itens relacionados à gestão ambiental. É o profissional dessa área que implementa todos os projetos que torna uma empresa apta a fim de garantir essa certificação. 

Assine o nosso blog!

Com isso, os salários da área são animadores. Portanto, eles chegam à casa de R$ 15 mil para os mais experientes e um analista recém chegado já ganha cerca de R$ 3 mil. 

Conheça as possibilidades para o profissional de gestão ambiental

  • Educação ambiental;
  • Certificação;
  • Avaliação de impactos ambientais;
  • Licenciamento ambiental;
  • Gestão de resíduos;
  • Assessoria ambiental;
  • Recuperação de áreas degradadas;
  • Avaliação ambiental;
  • Elaboração de políticas ambientais;
  • Emissão de pareceres e projetos ambientais ou de desenvolvimento sustentável.