A área de Gestão da Qualidade é fundamental, ou melhor, vital para uma companhia. Por isso, para você entender a importância do profissional especializado nesse segmento, convidamos você a refletir sobre a seguinte situação: 

Você comprou um produto pela internet e estava cheio de expectativas para utilizá-lo. Mas, ao recebê-lo em sua casa, percebeu que a qualidade da encomenda estava muito abaixo do esperado, a ponto de fazer com que o produto não cumprisse com sua função principal (justamente a que levou você a realizar essa compra). Com isso, você decidiu postar nas redes sociais sobre a imagem negativa daquela marca, e sua opinião e experiência com o tal produto fizeram com que sua rede de contatos perdesse o interesse em adquirir em fazer a mesma compra.

Aliás, que situação complicada, não é mesmo? E ela é mais recorrente do que se pode imaginar! Então, para evitar que os produtos não tenham o padrão de qualidade esperado pelo consumidor, existe nas empresas uma área responsável por garantir que os requisitos de qualidade sejam respeitados e seguidos a risca. E é justamente o gestor ou a gestora de qualidade que vai trabalhar fortemente a fim de atingir esse propósito. 

Por essas e outras que o profissional da Gestão da Qualidade é tão estratégico, pois em todos os campos de atuação, que envolva produtos ou serviços, os padrões de qualidade devem ser seguidos para garantir a vitalidade daquele negócio. E como a lei de oferta e procura está em total desequilíbrio no mercado – existem uma infinidade de empresas do mesmo segmento para competir entre um público restrito – a competitividade está cada vez maior, com isso, portanto, o cliente aceita cada vez menos o erro. 

Sobre a profissão de gestor ou a gestora de qualidade

Quem decide cursar Gestão da Qualidade aprende ao longo do curso ferramentas que o torna apto a somar em todas as etapas de fabricação e comercialização de um produto ou serviço. E a boa notícia é que você pode estudar Gestão da Qualidade na modalidade EAD da UniFaj

Assine o nosso blog!

O intuito é capacitar o estudante para que ele faça um excelente trabalho, evitando situações de não-conformidade. Além disso, ele se torna capaz de implementar em uma companhia normas relacionadas à qualidade, como a ISO 9001

Com tudo isso que comentamos, se você escolher essa área profissional, poderá exercer as seguintes funções:

  • Analisar os métodos de trabalho de uma organização;
  • Identificar os processos que necessitem de melhorias;
  • Aplicar ferramentas da Qualidade em produtos e processos;
  • Implementar as mudanças necessárias para obter determinada certificação;
  • Treinar profissionais envolvidos em processos produtivos que sofreram alterações;
  • Realizar auditorias internas;
  • Garantir que os padrões e normas de qualidade sejam cumpridos. 

E os salários são animadores! A média é de R$ 4.230,00, mas eles podem chegar na casa dos R$ 12 mil. Agora, conheça os segmentos que você pode atuar se decidir trilhar essa profissão:

  • Fábricas;
  • Estabelecimentos comerciais;
  • Instituições financeiras;
  • Prestadores de serviços;
  • Consultoria.

Ficou animado com as possibilidades? Então, comece sua carreira nessa profissão com o pé direito!