Você concluiu o ensino superior, mas sabe que precisa fazer uma pós-graduação para se destacar?

Entretanto, seja pelo mercado de trabalho competitivo ou para abrir um negócio, uma especialização é necessária para dar continuidade nos estudos, impulsionar sua carreira e abrir portas para novas oportunidades.

Por isso, entenda o que essa formação pode significar para você e quais alternativas você pode buscar.

Como funciona uma Pós-graduação?

Primeiramente, é a especialização que ocorre além do processo de graduação comum, seja tecnológica, bacharelado ou licenciatura.

No Brasil, há duas opções de cursos de pós-graduação: Lato Sensu ou Stricto Sensu.

Assine o nosso blog!

Ambas exigem que você tenha concluído a graduação, porém são bem distintas: enquanto o primeiro visa o aperfeiçoamento e atualização do profissional, com aplicabilidade imediata no mercado, o segundo existe para formar pesquisadores e docentes.

Tipos de Pós-graduação: Lato sensu e stricto sensu

Em síntese, as expressões latinas “lato sensu” e “stricto sensu” significam, respectivamente, “em sentido amplo” e “em sentido estrito”. Portanto, servem para diferenciar os tipos de cursos de pós-graduação que existem.

Servem para diferenciar os tipos de cursos de pós-graduação que existem, desde os mais curtos, até os com maior tempo de duração.

Normalmente a pós-graduação lato sensu compreende em cursos abrangentes e direcionados para o mercado de trabalho, como:

Cursos de especialização: geralmente são profissionais já inseridos no mercado de trabalho que querem se diferenciar dos demais. Pode ser tanto na área de atuação quanto em áreas de diferentes cursos. A duração de uma especialização costuma ser em torno de ano, desenvolvendo no final uma monografia para receber o certificado.

 MBA (Master in Business Administration): este curso tem como foco pilares da Administração e Gestão Empresarial. É voltado para profissionais que querem aprimorar suas capacidades na área em que atua. Em geral, esse curso dura cerca de 2 anos, dependendo da instituição.

Já os cursos stricto sensu têm a finalidade de estudar e analisar um assunto ou problema particular, mais específico e aprofundado.
São mais demorados e podem durar de 2 a 5 anos, como:

– Mestrado: tem como objetivo aprofundar as pesquisas cientificas em qualquer campo de estudo. É uma escolha essencial para aqueles que buscam seguir na carreira acadêmica e docente.

Para ingressar em um mestrado, o aluno passa por entrevistas sobre seu projeto de pesquisa, e as vezes o conhecimento de uma língua estrangeira também pode ser exigido. Os mestrados tendem a durar de 2 a 3 anos.

Quais são os benefícios de uma pós-graduação?

Acima de tudo, além de garantir conhecimento em sua área de atuação e agregar valor ao seu currículo, abre-se diferentes oportunidades para garantir um bom espaço no mercado de trabalho.

Além disso, em qualquer profissão, os benefícios são muitos e se você não sabe a melhor alternativa para sua carreira, confira alguns pontos positivos que vão convencê-lo:

Reconhecimento profissional

É possível conquistar maior visibilidade dentro da empresa, mostrando suas capacidades técnicas e comportamentais certificadas, e com isso podendo mudar para um cargo maior e consequentemente um aumento salarial.

Segundo o Educa Mais Brasil, a média salarial dos profissionais pós-graduados é até 4 vezes maior do que daqueles que possuem apenas o ensino médio.

Como resultado, profissionais com formações acadêmicas são mais valorizadas justamente por demonstrarem dedicação com a carreira, ambição e compromisso com suas competências.

Empregabilidade

Hoje em dia, ter um currículo atrativo e competitivo ajuda a se manter na frente de muitos processos seletivos.

Portanto, com uma pós-graduação auxilia os candidatos a garantir boas oportunidades de emprego por obterem mais conhecimentos técnicos e específicos de sua área de atuação.

Empreendedorismo

Muitas pessoas que realizam uma pós-graduação pensam em abrir seu próprio negócio, e em muitos casos esse estudo ajuda o profissional a ter uma visão maior de gestão, marketing e liderança.

Desse modo, fica mais claro ter uma noção do plano de negócio, custos, projeções de mercado, entre outras atividades que fazem parte do dia a dia de um administrador. 

Considerando todas as informações acima, é importante que toda decisão seja consciente e adequada ao seu momento de vida.

Afinal, todos buscam novos desafios e oportunidades, mas não deve acabar endividado ou sobrecarregando. Por isso, é válido considerar outras alternativas para uma pós-graduação.

Uma delas é a pós-graduação à distância, uma modalidade mais econômica e que permite que você estude em horários que fazem sentido à sua rotina.

Gostou? Comente o que achou.

Fontes: Educa mais Brasil

Últimos posts por Leticia (exibir todos)